26 de abril de 2024

Relatório diz que variante ômicron é predominante em casos de Covid-19 no AC; Sesacre confirma

Com nove pessoas internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais de campanha para tratamento da covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) já tem suspeitas da presença da variante ômicron no Acre – com casos já identificados a menos de 500 km da capital acreana.

A informação foi dada com exclusividade à reportagem do ContilNet pela secretária Paula Mariano. A gestora acredita que a mutação seja uma das causas do aumento das internações registrado nos últimos dias.

VEJA TAMBÉM: Um ano de vacinação: Sesacre anuncia mega mutirão em frente ao Palácio Rio Branco

“O que temos visto até o momento é um aumento das internações que pode estar sendo causado pela presença da variante no Estado. Não temos confirmação laboratorial ainda, mas temos suspeita dela”, comentou Mariano.

Um boletim de vigilância epidemiológica divulgado pela Rede Corona-ômica, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, informou nesta sexta-feira (21) que a Ômicron já responde por quase todos os resultados positivos de Covid-19 no estado do Acre. 25 amostras do Estado foram analisadas entre 1 de novembro de 2021 e 6 de janeiro de 2022. Os dados finais apontam que a variante já representa 100% dos testes positivos no Acre durante o mês de janeiro .

Sendo a maioria dos internados composta por pessoas não vacinadas contra o vírus, a pasta orienta que as pessoas completem o ciclo de imunização o quanto antes para evitar hospitalizações e mortes.

“Estamos vendo que a maior parte das hospitalizações por covid-19 se dá em casos de pessoas não vacinadas ou que não completaram sua imunização. Por isso, orientamos que procurem os pontos e se vacinem o quanto antes. A oportunidade que temos de vencer esse vírus é tomando a vacina”, finalizou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost