A Defesa Civil Estadual emitiu na noite do último domingo (20) um alerta a respeito da situação da cheia do rio Tarauacá que já atingiu o município de Jordão.
Somente nas últimas 24 horas choveu cerca de 90,80 milímetros. Tendo em vista que a média climatológica de fevereiro é de 223 milímetros, a chuva acumulada já ultrapassou a cota, chegando a 288 milímetros.
A fiscalização ainda não tem dados numéricos acerca da quantidade de famílias desalojadas e desabrigadas, mas afirmaram que o rio já ultrapassou a cota de transbordamento, que é de 7,50 metros e que, consequentemente, as pessoas estão sendo contabilizadas. Na medição desta segunda-feira (21), o rio estava medindo 8,75 metros.
Apesar de a previsão para as próximas horas ser de mais chuva, o órgão estima que o rio venha a se estabilizar nesta segunda. “A Defesa Civil Estadual se encontra no local e está tomando, juntamente com a prefeitura e a Defesa Civil local, o monitoramento e ações de resposta”, falou.
Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em relatório emitido nesta segunda, a previsão do tempo para Jordão é de nublado a encoberto, com chuva.
Confira abaixo o registro de um internauta que filmou as águas invadindo as ruas do município: