A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (10) mais uma operação em Rondônia para combater a distribuição de cigarros de origem estrangeira.
A operação, chamada de Buttlegging, está sendo realizada nas cidades de Ji-paraná, Vilhena e Porto Velho. Ao todo, os agentes cumprem cinco mandados de busca e apreensão nesses municípios.
A Justiça também determinou o sequestro de bens dos investigados, bem como a imposição de medidas cautelares diversas da prisão, como comparecimento em juízo e uso de tornozeleira eletrônica enquanto a investigação segue.
Segundo a PF, o contrabando de cigarros foi descoberto após um suspeito ser preso em flagrante com 5 mil maços de marca estrangeira.
“A partir disso, a investigação chegou aos responsáveis pela introdução do cigarro contrabandeado no estado de Rondônia, bem como por sua distribuição a diversas cidades da região”, diz a PF.
O termo “buttlegging”, que leva o nome da operação da PF, é utilizada em inglês para se referir ao comércio ilegal de cigarros.
No último dia 20 de janeiro a polícia já havia feito uma operação para combater o contrabando de cigarro estranheiro em Rondônia. Foi descoberto que, para fazer a divulgação dos produtos clandestinos, quadrilha fazia stories em redes sociais na tentativa de atrair ‘clientes’.
Na ocasião, um contrabandista de cigarro foi preso através da operação Audax.