Abel Ferreira nasceu em Penafiel, uma cidade totalmente diferente da metrópole São Paulo, onde vive desde que assumiu o Palmeiras e em breve terá a companhia da esposa Ana Xavier e suas duas filhas.
A família do treinador, por enquanto, segue na região da pacata cidade portuguesa, com cerca de 15 mil habitantes e localizada a pouco menos de 40 km do Porto. Lá permanecem, também, amigos de infância, companheiros do início de carreira no FC Penafiel e que viraram um pouco palmeirenses.
O técnico do Verdão é assunto frequente entre os moradores, afinal cresceu na cidade e iniciou a carreira ao lado de sua casa. A Rua 33, onde viveu por muitos anos, termina em frente a um dos portões do estádio 25 de abril, palco dos jogos do FC Penafiel.
Os garotos da região jogavam bola na própria rua, e em algum momento passaram pelas categorias de base do clube. Abel seguiu esse caminho, mas quem vê sua trajetória consolidada hoje pode se surpreender ao saber que o técnico do Verdão cogitou parar antes de virar profissional.
Seus pais não queriam que ele parasse os estudos por conta da tentativa de virar jogador de futebol. E no momento em que teve um pouco mais de dificuldades no colégio houve, também, um confronto com Miguel Leal, seu então treinador.