Na última semana o Cônsul japonês, Masahiro Ogino, esteve no Município de Rio Branco. Durante a visita aproveitou para conhecer unidades onde o governo japonês fez investimento durante gestões passadas. O Cônsul Masahiro Ogino, fez questão de visitar o Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência – Casa Rosa Mulher, um dos locais que recebeu investimento do Japão ainda em 2011.
A visita foi acompanhada pelo sub-secretário e a diretora de Direitos Humanos da SASDH, Francisco Bezerra, Rila Freze, respectivamente além da secretaria de Planejamento, Neiva Tessonari.
A equipe técnica da unidade, os serviços oferecidos e os Cursos desenvolvidos na Casa como também as parcerias, para colaborar com o empoderamento das mulheres assistidas para o rompimento do ciclo de violência que enfrentam foram mostradas ao Cônsul.
Embora uma inspeção tenha sido realizada, ano passado pela embaixada, no local, o Cônsul fez questão de conhecer o local, tendo em vista os relatos positivos em relação ao trabalho desenvolvido pela gestão do Prefeito Tião Bocalom e equipe.
Para a diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze, a visita do Cônsul japonês é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe, como também a oportunidade de apresentar a ele a importância do trabalho desenvolvido pela equipe da Casa Rosa Mulher, tendo em vista que o número de violência contra mulheres aumentou ainda mais no período de pandemia. “Esses investimentos para a promoção de políticas públicas são muito importantes. É preciso intensificar e potencializar campanhas de conscientização para que seja possível diminuir o número de violência”, disse Freze.
Para o sub-secretário da SASDH, Francisco Bezerra, confirma que alianças, cooperação, vão sempre ajudar, mas é importante demonstrar primeiro gratidão e também lisura no investimento que eles fizeram para reforma. “Ele ficou muito satisfeito com a nossa visita na Casa Rosa Mulher porque viu a capacidade que nós temos ali para fazer um trabalho nesse tipo de atendimento Visita do consul japonês na Casa Rosa ela vem confirmar que nós estamos no caminho certo alianças vão sempre ajudar operação ajudas mas nós temos que demonstrar primeiro gratidão e também lisura é o investimento que eles fizeram 2011 para reforma tá lá na placa registrada cooperação do governo japonês e o quanto ficou muito satisfeito com a nossa visita na casa rosa mulher porque ele viu a capacidade que nós temos ali para fazer um trabalho nesse tipo de atendimento. Na ajuda dada às mulheres que precisam de orientação, oportunidade e até mesmo, despertar sonhos nelas”, disse Bezerra.