30.3 C
Rio Branco
24 maio 2022 10:40 am

Episódio no Acre é destacado em reportagem nacional sobre surtos psicóticos coletivos

O psiquiatra José Gallucci Neto explica que a reação psicogênica de massa é um problema "coletivo e compartilhado"

POR EVERTON DAMASCENO, DO CONTILNET

Última atualização em 02/05/2022 17:09

Uma reportagem do jornalista André Biernath, publicada na Folha de S. Paulo ainda nesta semana, explica como acontecem os surtos psicóticos coletivos. Um episódio registrado no Acre, em 2015, foi citado.

O assunto voltou a ganhar repercussão no Brasil depois que um grupo de alunos de uma escola do Recife começou a apresentar uma série de sintomas inesperados como tremores, dificuldade para respirar, suor excessivo, desmaios e choros.

No total, 26 adolescentes tiveram esses incômodos de uma só vez, o que exigiu o envio de seis ambulâncias e duas motocicletas para atendimento de emergência. Apesar da confusão, nenhum dos acometidos precisou ser enviado para o hospital.

“Embora chame a atenção, episódios como esse não são exatamente novidade: surtos psicóticos coletivos, cujo nome oficial nos manuais de medicina é “reação psicogênica de massa”, são registrados há pelo menos 600 anos – desde o século 14, quando ocorreram as “febres” de dança incontrolável que acometeram povoados inteiros na Europa”, diz um trecho da reportagem.

“Até uma grave crise de estresse que afetou adolescentes do Acre após a vacinação contra o HPV em meados de 2015”, continua.

SAIBA MAIS: USP conclui: vacinas contra o HPV não causaram problemas de saúde em jovens acreanas 

Em entrevista concedida à Folha, o psiquiatra José Gallucci Neto explica que a reação psicogênica de massa é um problema “coletivo e compartilhado, que envolve sintomas físicos ou emocionais e para os quais não existe uma causa biológica ou um fator externo”.

“O que desencadeia esse processo é o psicológico, a proximidade e o compartilhamento de crenças entre as pessoas”, finaliza.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA, CLICANDO AQUI.

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Receba nossas notícias em seu email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 5.940 outros assinantes

Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.