Uma sucuri, de aproximadamente 6 metros de comprimento, foi flagrada “descansando” em galhos, sob o rio Miranda, em Bonito (MS) – a 279 km de Campo Grande.
O guia de pesca que vive e trabalha na região, Rafael Paitax, explica que o momento foi flagrado durante um passeio com turistas. O profissional registrou o encontro com a serpente em uma distância segura tanto para o casal que realizava o passeio quanto para o animal. (Assista vídeo acima).
CLIQUE AQUI para ver o vídeo.
Seja no Pantanal de Mato Grosso do Sul ou nas águas cristalinas de Bonito, as sucuris são vistas com frequência no rio dos estados. O período de inverno é propício para a aparição das serpentes, quando as sucuris saem da água em busca de sol.
Rafael trabalha há oito anos na região e ainda não se acostumou com esses encontros que a natureza proporciona. “Nessa época do ano é comum as sucuris aparecerem mais, mas o tamanho me impressionou. Ela era muito grande!”.
A sucuri é uma cobra da família Boidae, pertencente ao gênero Eunectes e sua distribuição geográfica é restrita à América do Sul. Apesar de não serem ágeis em ambiente terrestre, elas são muito rápidas dentro d’água podendo ficar até 30 minutos sem respirar. Os animais possuem hábitos crepusculares e noturnos.