O mês de julho deve reservar importantes novidades no concurso da Receita Federal. A expectativa é para que a banca organizadora possa ser anunciada já na próxima semana e as provas aconteçam ainda em 2022.
As informações são da vice-presidente do Sindifisco Nacional, Natália Saraiva.
Pelas redes sociais, ela respondeu a um seguidor sobre a expectativa do edital ser divulgado ainda este mês, dizendo:
“É possível, mas vai depender da banca examinadora. A banca deve ser escolhida nas próximas duas semanas. Aí teremos mais definições.”
Vale lembrar que, em resposta à Folha Dirigida, a Receita Federal confirmou que o processo de escolha da banca já foi iniciado e está em andamento. Mas, não deu previsão dae conclusão.
Se o processo for concluído até a próxima semana e o contrato já for assinado em seguida, as chances de edital ainda este mês são grandes. No entanto, tudo dependerá das tratativas entre o órgão e a instituição contratada.
Provas do concurso Receita estão previstas para este ano
Natália Saraiva ainda comentou sobre a expectativa para a realização das provas. Segundo ela, o objetivo é que as avaliações ocorram ainda este ano, em 2022:
“A expectativa é de que as provas aconteçam ainda em 2022, com posterior curso de formação de 60 dias para o cargo de Auditor, 40 dias para o cargo de Analista e nomeação em meados de 2023”, disse a vice-presidente do Sindifisco.
Ainda segundo a representante da categoria, as provas do concurso Receita devem ficar para o último trimestre, “mais provável novembro, mas vai depender da banca examinadora”, disse.
+ Concurso Receita: Economia reduz prazo entre edital e provas
Sobre as eleições, ela comenta que a realização das provas não devem impactar. Natalia ainda respondeu que os exames tendem a ocorrer depois do primeiro turno.
Vale lembrar que, após o aval, o subsecretário Juliano Brito Neves revelou informações importantes. Entre elas, que seria feito de tudo para que as provas não caíssem durante o período eleitoral
Juliano ainda garante que as provas serão aplicadas no mesmo dia, sendo auditores e analistas.
“Teremos que garantir que as provas não caiam durante o período eleitoral, momento em que as escolas estarão reservadas para as eleições. Estamos atuando para realizá-lo [o concurso] o mais rápido possível”, disse Juliano.
Ele também confirmou que o concurso será nacional e não regionalizado.
Concurso Receita é autorizado com 699 vagas
A tão esperada autorização do concurso Receita foi publicada visando o preenchimento de 699 vagas. As chances serão em cargos de analistas e auditores, ambos de nível superior e com ganhos bem atrativos.
Segundo a portaria, assinada pelo secretário de desburocratização do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, a oferta divide-se em:
Cargo | Escolaridade | Remuneração | Vagas |
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil | Nível Superior | R$21.487,09 | 230 |
Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil | Nível Superior | R$12.142,39 | 469 |
Total | 699 |
Vale lembrar que as duas carreiras estão sem concurso há bastante tempo. O último edital de auditor é do ano de 2014, enquanto o analista está sem seleção para servidores desde 2012.
Concurso Receita Federal pode ter até 873 aprovados
A Receita Federal também poderá chamar excedentes em caso de autorização do Ministério da Economia. Seguindo o Decreto 9.739 de 2019, o órgão poderá solicitar e receber aval para preencher 25% das vagas imediatas.
Isso significa que a Receita Federal poderá, em caso de aval, convocar mais 174 aprovados sendo 57 auditores e 117 analistas, totalizando 873 contratações. O governo também poderá convocar mais aprovados em caso de despacho presidencial.