CLIQUE AQUI para ver o vídeo.
Uma sucuri, de aproximadamente seis metros de comprimento, foi encontrada morta no rio Aquidauana, na região de Piraputanga (MS) – a 80 km de Campo Grande, e a suspeita é que ela teria sido atingida por um disparo de arma de fogo. Ao g1, o empresário Christhofer Nogueira, conhecido como Tito, disse que o flagrante foi feito no dia 2 de agosto. Veja o vídeo acima.
O dia estava tranquilo, em mais uma rodada de pesca, quando um grupo de amigos se deparam com uma sucuri gigante, morta, boiando no rio. Tito estava pescando de caiaque, quando avistou a serpente. O empresário descreve que ficou assustado com o avistamento.
Pelas imagens é possível identificar que a sucuri estava boiando no rio, com o corpo inchado e mais elevado. Ainda segundo Tito, a sucuri tinha ferimentos na cabeça e a mandíbula estava com sinais de violência. “Vi que ela estava com a cabeça toda quebrada, como se alguém tivesse de fato matado ela. Muito triste!”, lamentou.
Animal era uma fêmea
Juliana Terra, doutora em ecologia pela Universidade de São Paulo (USP) e responsável por um projeto voltado para as sucuris na região de Bonito (MS), lamentou que inúmeras sucuris têm sido mortas por humanos, especialmente em locais com demanda de pesca ou caça. Segunda ela, o animal era uma sucuri fêmea.
Segundo ela, não é possível confirmar a causa da morte. “Pelas imagens não tem como chegar a uma conclusão do que pode ter acontecido com a sucuri. Para confirmar sobre o que levou a morte, é preciso fazer uma análise mais detalhada. Mas existe a hipótese de ser tiro ou qualquer outra injúria causada pelo ser humano”, disse.