As onças-pintadas, maiores felinos das Américas, estão conquistando cada vez mais os brasileiros com a novela Pantanal. O animal serviu de inspiração até para o uniforme da seleção brasileira de futebol para a Copa do Mundo 2022. O g1 traz algumas curiosidades sobre a espécie, veja:
Infanticídio
O infanticídio é uma prática que ocorre entre os felinos. Os machos matam filhotes que não são deles, ou seja, ao cruzar com um filhote de outro indivíduo da mesma espécie, a onça-pintada macho preda este animal.
É responsabilidade da fêmea manter a segurança do filhote. Por esta razão, é comum comportamentos como a fêmea esconder o filhote para sair para caçar. O infanticídio é uma das causas para que nem todos os filhotes nascidos de uma única gestação consigam sobreviver.
Conforme o especialista, toda onça-pintada consegue reconhecer o próprio filhote. “Eles conseguem identificar pelo cheiro, por vocalização, por mais que o barulho que elas façam sejam muito semelhantes, a frequência com certeza é diferente e eles conseguem fazer essa diferenciação”, pontua.
Gestação
A gestação de uma onça-pintada tem a duração de três meses. Até quatro filhotes podem ser gerados, mas devido ao infanticídio geralmente um ou dois sobrevivem.
Abandono de filhotes
Assim como outras espécies, as onças-pintadas abandonam filhotes quando identificam que eles não estão se desenvolvendo como deveriam, conforme explica o biólogo biólogo e guia da Organização Não Governamental (ONG) Onçafari, Bruno Sartori Reis.
Ele ressalta que até com animais em cativeiro esse tipo de comportamento é avistado. “A gente tenta devolver o filhote para a mãe e é muito comum a mãe continuar rejeitando e dali a alguns poucos dias, semanas, o filhote morre e a gente, na hora de fazer a necrópsia, descobre que o filhote estava com alguma má formação de órgão, algum problema ósseo, que a mãe percebeu realmente antes”, explica Bruno.
Inclusive, uma onça-pintada fêmea foi abandonada pela mãe, no Pantanal. Leventina é acompanhada pela ONG Onçafari desde que foi rejeitada pela mãe, Ferinha.
Maiores do mundo
As maiores onças-pintadas do mundo vivem no Brasil e Pantanal é o lar desses felinos. No bioma pantaneiro, uma onça-pintada macho pode alcançar 150 kg. Já a fêmea pode atingir 110 kg.