Registro raro: onça é flagrada à espreita de capivaras e tem ‘jantar’ frustrado

Já era fim do dia e o sol ia embora. Após dar um “baile” em um grupo de biólogos que buscavam encontrar o maior felino das Américas no Pantanal, uma onça-pintada foi flagrada à espreita de capivaras na beira de um açude. Porém, a caçada não foi finalizada com sucesso o e “jantar” do animal foi frustrado.

O momento era de tensão e muita atenção aos movimentos do onça-pintada Ferinha, animal acompanhado pela Organização Não Governamental (ONG) Onçafari. O biólogo Bruno Sartori é o responsável pelo vídeo. Em conversa com o g1, o profissional compartilhou detalhes do registro raro.

“Estávamos em campo, no fim de tarde, com uma luz que não é a ideal. Estávamos tentando encontrar a Ferinha, até que ela saiu para a estrada e viu no açude as capivaras”, relembra Sartori sobre o encontro que teve com a onça-pintada.

No vídeo divulgado recentemente, as capivaras aparecem bem tranquilas, enquanto a onça caminha silenciosamente e com o olhar compenetrada nos animais à beira do açude. A trilha sonora do registro é exclusiva, uma gritaria de gralhas informando a aproximação do predador.

Sartori explica o comportamento dos animais neste momento: “as gralhas quando veem onça elas fazem muito barulho avisando que tem um predador por perto, não que as onças são ameaças para as gralhas. As capivaras ficam tranquilas porque elas não viram a onça, por isso que a onça consegue se aproximar bastante”, explica o biólogo.

PUBLICIDADE