SEO para melhorar a classificação do site médico no Google

A técnica de SEO é importante porque é o ponto de partida de todo projeto. Do ponto de vista de um especialista de marketing, cada site é um novo projeto.

Sendo assim, um site médico deve ter uma base sólida para obter os melhores resultados, ou seja, ser bem classificado no Google, e a chave é saber aplicar as técnicas certas de SEO.

Vale ressaltar aqui que com o avanço do digital, é indispensável para todos os profissionais de saúde serem visíveis na internet a fim de dinamizar sua atividade e se destacar da concorrência.

Como você pode melhorar a visibilidade do seu site médico e aparecer nas primeiras posições?

Continue a leitura e descubra!

Profissionais de saúde e o mundo digital

Assim como outras áreas, o setor de saúde também entrou no mundo digital, e hoje, essa área não pode se sustentar apenas no boca a boca ou na comunicação tradicional para construir sua notoriedade.

No entanto, a concorrência digital é um desafio, e para que um médico seja visível na internet para que os pacientes possam encontrá-lo, ele deve travar uma batalha contra a concorrência.

Tal concorrência é composta por outros profissionais do mesmo setor que atuam no mesmo local e que também adotam estratégias para se posicionar no Google.

Nesse contexto, o SEO é a chave!

SEO significa otimização para os mecanismos de pesquisa, que significa um conjunto de técnicas que visam posicionar bem um site nas páginas dos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Sabendo que o Google é o líder nesse domínio com mais de 92% da parte do mercado, os esforços de SEO são essencialmente direcionados para ele.

É claro que alcançar as três primeiras posições é o que todos desejam.

Por exemplo, um médico gastro que trabalha em um determinado bairro de Goiânia pode focar em posicionar seu site para pesquisas como “gastroenterologista em Goiânia” ou “especialista gastro no bairro X” e visar assim a primeira posição do Google.

O SEO na área de saúde se baseia em 3 pilares: o conteúdo, os links e a arquitetura técnica.

É sobre a base desses elementos que os algoritmos se apoiam para efetuar a classificação.

SEO para melhorar a classificação do site médico no Google como fazer?

Fazer SEO hoje não é mais uma opção para profissionais médicos, é uma necessidade.

As vantagens do SEO para sites médicos são diversas:

  • Se fazer conhecer;
  • Ser mais visível;
  • Se destacar da concorrência;
  • Obter novos clientes;
  • Aumentar a confiança dos pacientes;
  • Provar sua expertise;
  • Se tornar competitivo.

Quando é bem feito, o SEO contribui de forma direta e indireta ao crescimento do negócio e aumentar a rentabilidade do consultório ou clínica.

Confira, a seguir, como colocar o SEO em prática e alcançar as primeiras posições no Google:

Definir seu público e seu posicionamento

Para orientar seus esforços de SEO, você deve definir sua audiência ou Buyer Persona.

Qual é o perfil dos seus pacientes (idade, profissão…)? O que eles mais procuram? Onde moram? 

Essas são perguntas às quais você deve encontrar as respostas desde o início.

Além disso, é importante saber o desempenho atual do seu site em relação ao dos seus concorrentes. E saber quais são seus objetivos.

Você quer ter mais tráfego para gerar contatos e aumentar o número de marcação de consultas? Ou você deseja se impor como uma autoridade na sua área?

Selecione as pesquisas relacionadas à sua atividade

Tendo em vista que a concorrência é grande no Google, sobretudo na área de saúde, não é possível listar todas as pesquisas.

Mas você pode fazer um trabalho de seleção para se concentrar nas palavras-chave mais pertinentes.

Pesquisas tipo “profissão + localização” são aquelas que você deve privilegiar para aumentar sua visibilidade digital, como especialista em ombro Goiânia, cardiologista São Paulo…

As palavras-chave mais pertinentes não obrigatoriamente são as mais procuradas. Saiba que as palavras-chave de cauda longa, que embora gerem pouco tráfego, podem aumentar sua visibilidade.

Otimize o aspecto técnico do seu site

A qualidade técnica de um site médico é o primeiro elemento que influencia seu SEO.

A velocidade de carregamento, os links internos, a segurança do site e a acessibilidade para dispositivos móveis são levados em conta.

Quando se trata de velocidade de carregamento, é um indicador muito importante para os robôs do Google.

Quanto mais um site demora para carregar, menos ele será confiável aos olhos dos usuários, e o ideal é carregar em até 3 segundos.

Já em relação aos links internos, eles contribuem para uma boa organização e coerência das páginas de um site, sendo essencial para oferecer uma excelente experiência de navegação aos visitantes.

A questão da segurança é igualmente importante, e seu site deve usar o protocolo HTTPS.

A acessibilidade aos dispositivos móveis é um ponto essencial, que é tornar seu site responsivo, ou seja, que as páginas do seu site se adaptam a todos os tipos de telas.

Muitas vezes, contar com o auxílio de um especialista nesse momento pode fazer toda a diferença, a fim de otimizar todas essas técnicas.

O objetivo aqui é focar na otimização de toda a parte técnica do seu site.

Integre conteúdo otimizado

Agora chegou o momento de focar na redação de conteúdos otimizados para melhorar a classificação do site médico no Google.

Em primeiro lugar, você deve identificar o campo semântico para cada tópico que você vai tratar.

Durante a redação dos conteúdos, é necessário tomar cuidado ao integrar as palavras-chave, privilegiando toda a riqueza e clareza dos textos.

A localização das palavras-chave nos seus conteúdos é também muito importante para o seu SEO.

Elas devem estar presentes no título, na meta descrição, introdução e na descrição das imagens.

Crie e otimize o seu perfil Google Meu Negócio

Para otimizar seu SEO local, você deve criar um perfil no Google Meu Negócio. É uma ferramenta gratuita que permite colocar à disposição do público informações práticas sobre seu consultório e aparecer no Google Maps.

Quando seu perfil é corretamente otimizado, ele é exibido nos resultados de pesquisas locais para os internautas que pesquisam um médico na sua área geográfica.

Vamos supor que pessoas estão pesquisando sobre clínica de recuperação em um determinado bairro, logo, o perfil da clínica no Google Meu Negócio deve conter as seguintes informações:

  • As coordenadas;
  • O horário de funcionamento da clínica;
  • As fotos da clínica e da equipe;
  • URL do site ou um link direcionando para a página principal.

Vale a pena também obter avaliações e respondê-las, pois isso ajuda a consolidar a sua reputação.

Backlinks

O terceiro pilar do SEO é o que chamamos de backlinks, que consiste em links de qualidade de outros sites apontando para o seu.

Isso contribui para a sua popularidade e notoriedade.

Aos olhos do Google, os backlinks são comparados a recomendações ou a votos de confiança.

O mais importante aqui não é a quantidade de links que você recebe, mas a qualidade.

Portanto, para ser considerado como qualitativo, um link deve:

  • Vir de uma fonte de autoridade;
  • Ter uma coerência semântica;
  • Estar integrado naturalmente no conteúdo e bem contextualizado.

Então, faça tudo da forma mais natural possível, de acordo com o perfil e o tamanho do seu site médico.

Para se beneficiar de tudo isso e colocar seu site no topo, a dica é contar com o acompanhamento de especialistas em SEO, que até pode avaliar a viabilidade de comprar link building ou não para acelerar esse processo.

Geralmente, esses profissionais analisam o perfil de links e quais seus objetivos, e assim, propor a melhor estratégia possível para o seu site.

Conclusão

Agora que você aprendeu tudo sobre como colocar em prática SEO para melhorar a classificação do site médico no Google, é importante lembrar que a experiência do usuário tem um impacto importante no seu SEO.

Elementos como tempo de carregamento lento, um site que não é adaptado aos dispositivos móveis e um conteúdo que não é pertinente podem levar o Google a abaixar sua classificação, dando assim vantagem aos seus concorrentes.

Portanto, a experiência do usuário deve ser uma de suas prioridades, não apenas para aparecer no topo das páginas dos resultados, mas para que seu público-alvo se sinta à vontade e bem informado ao navegar no seu site.

Enfim, ao otimizar todas as técnicas de SEO, você melhora diretamente a experiência do usuário, logo, o seu site terá muito mais chance de aparecer na primeira posição!

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