Pimenta: União Brasil e Progressitas – quem ficará com o comando no Acre?

Os presidentes do PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Luciano Bivar, fecharam um acordo para que as duas siglas integrem uma federação partidária a partir de março. Após o casamento, os dois partidos contarão com 108 deputados federais e 15 senadores. Hoje, a maior bancada é do PL, com 99 parlamentares.

Esse movimento aumenta o poder de barganha da federação por espaços na Esplanada dos Ministérios. Além disso, o casamento entre os dois partidos também facilita o embarque de Ciro Nogueira, ex-ministro de Bolsonaro, no governo Lula.

E no Acre, como fica isso?

O comando da Federação UB-PP seguirá com Antônio de Rueda, irmão do médico Fábio Rueda, que concorreu a deputado federal pelo Acre.

Fábio Rueda, que era o nome ventilado para assumir a Secretaria de Saúde na nova gestão de Cameli, porém o nome escolhido foi o do médico Pedro Pascoal, volta ao tabuleiro político com uma certa força e prestígio. Devido a influência do irmão, há rumores de que Fábio possa compor o governo em alguma pasta importante.

Não se sabe ao certo como ficará o comando da nova Federação no Acre. Visto que o governador Gladson Cameli é o atual presidente do PP, e o senador Marcio Bittar preside o União Brasil. Ambos rompidos politicamente, a interlocução poderá ser feita lá de cima, através de Ciro Nogueira e Antônio de Rueda.

O prazo está acabando

O prazo dado pelo governador Gladson Cameli aos gestores está acabando. Cem dias foi o tempo que Cameli deu para que houvesse resultados nas pastas governamentais. Não atendendo as expectativas do 01, alguns secretários poderão ser convidados a desembarcar do governo.

Há vagas?

O Carnaval acabou, oficialmente o ano começa agora. A reforma administrativa do governo foi aprovada, com ela, a criação de novos cargos. Muita gente já se movimenta para abocanhar algum espaço. Ex-secretários, por exemplo, que foram dispensados por Cameli, entram na disputa por uma boquinha. 

Se articulando

Estiveram em reuniões com a cúpula do Partido Liberal no Acre os ex-candidatos a deputado estadual, Ismael Muniz e Eden Azevedo. A pauta da conversa, segundo Azevedo, seria os próximos passos para o fortalecimento do partido nas eleições municipais de 2024 e a possibilidade de disputa para a Câmara Municipal de Rio Branco. 

Comando invertido

Se um dia o deputado federal Cel. Ulysses foi subordinado ao então ex-secretário de Segurança, coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, enquanto Comandante Geral, a situação agora se inverteu. O ex-secretário está nomeado no gabinete do deputado federal eleito. 

Comitiva 100% popular

Quem continua percorrendo os municípios do interior do Acre é o senador Sérgio Petecão. Juntamente com os deputados eleitos do PSD, Eduardo Ribeiro e Pablo Bregense, o senador está percorrendo os municípios entregando obras frutos de suas emendas e visitando as bases no interior. Petecão de fato está empenhado em se fortalecer politicamente para 2026. 

Pague o piso!

Movimento nas redes sociais protestam contra a prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes, por não aderir a Portaria nº 17 que estabelece o reajuste de 14,9% no piso salarial dos professores.

É de enfeite?

A população feijoense anda se perguntando, quando é que o novo semáforo que está enfeitando a esquina do Quartel da Polícia Militar vai funcionar? O Semáforo instalado às vésperas das últimas eleições para impressionar o povo, há mais de seis meses fora colocado no ponto, mas até agora não foi instalado e ninguém explica o porquê.

PUBLICIDADE