Blog do Ton: Até quando irão permitir que os acreanos vivam essa humilhação?

Com o fim do mês de março se aproximando, eu pessoalmente estava feliz, achando que não viveríamos, pelo menos esse ano, o monstro da enchente. Digo monstro porque traz consigo muitas imagens tristes. Traz desabrigo, fome, dor e muita ausência de dignidade. Muita humilhação.

Repentinamente, o estado acordou, na sexta-feira (25), da forma mais triste que se possa imaginar: com várias famílias desabrigadas e cheias espalhadas por mais de uma cidade acreana. Nesse momento, não adianta: é pensar no paliativo, naquilo que vai minimizar a dor de quem perdeu tudo. É o band-aid mesmo.

E quando tudo isso passar? O que vai acontecer? Vai restar a humanidade de hoje — essa usada para dar assistência, que aliás é salutar — para, quando acabada a cheia deste ano, pesar em medidas para que isso não mais aconteça, ou pelo menos não com esse impacto?

PRESENTE

Não vou ficar passando mão na cabeça de político, afinal, apenas cumprem com suas obrigações, aquelas que assumiram no palanque. Mas é impossível deixar passar em branco algumas, como a do governador Gladson. Um governador presente, como nunca antes visto.

GLADSON CAMELI

Hoje é aniversário de um dos governadores mais diferentes que o Acre já teve. Agora mesmo, está comemorando em agenda cuidando das pessoas. Toda sorte de bençãos ao governador Gladson Cameli.

PRIORIDADE

A prefeita Rosana Gomes (PP-AC) estava de malas prontas para a Marcha dos Prefeitos, que acontece em Brasília. Tão logo ficou sabendo da situação da zona rural de Senador Guiomard, altura das margens da BR-364, largou as malas e foi ajudar o povo.

CADÊ?

Uma pergunta que ecoou na minha cabeça: cadê os vereadores de Senador Guiomard? Principalmente os que adoram esbravejar na Câmara como sendo os paladinos da moral? Acordem! Tem gente precisando de vocês.

ALTO ACRE ABENÇOADO

Outra prefeita que precisa ser destacada é Fernanda Hassem. Toda sua equipe, juntamente da equipe do deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos-AC), está nas ruas, ajudando quem sofre os efeitos das chuvas. O Alto Acre é uma região abençoada, por ter representantes competentes e preocupados para contar.

AMPLIADO

Sofrendo com as cheias, a BR-364 está na UTI. Os recursos oriundos do DNIT foram ampliados para R$ 850 milhões. A pergunta é: esse valor vai chegar aos cofres do órgão em quanto tempo?

LICITAÇÃO EMERGENCIAL

O senador Alan Rick afirma que vai brigar lá em Brasília por uma licitação emergencial, que vai permitir uma maior celeridade nesses trabalhos, já que a situação da BR ultrapassa os limites do tolerável há tempos. Que os colegas da bancada acompanhem seu coro e lutem de verdade pela rodovia, que traz dignidade a todos, principalmente quem mora às margens.

BITTAR E MARINA

Uma reunião muito, mas muito improvável é um grande objeto de desejo do Senador Marcio Bittar: ele quer encontrar a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Clima) para falar sobre um projeto para o igarapé São Francisco, que causou uma série de transtornos a regiões que não sofrem com as inundações.

QUE DEIXEM DE LADO

Pelo pouco que tive de acesso às informações desse projeto, não vi motivos para uma reprovação. Que se deixem para o lado as questões ideológicas e pensem no bem-estar do povo.

QUE NINGUÉM

E que ninguém critique Bittar por tentar um diálogo com Marina em prol do Acre. Ele é um empregado do povo, oras. Algo que não existe cabimento nenhum é criticar quem se movimenta para melhor trabalhar por quem precisa.

SEGUNDA-FEIRA

Essa edição fora de hora foi apenas um compilado dos bastidores — e do que não é tão bastidor assim — desse triste episódio que estamos vivendo. Os detalhes da ação sobre a fake news do PCdoB, quem são os políticos — e qual o partido — que foram multados e muito mais, na próxima coluna. Que Deus nos abençoe e que as próximas notícias sobre esse desastre sejam positivas.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Blog do Ton: Até quando irão permitir que os acreanos vivam essa humilhação?