A escritora acreana Kelen Gleysse Maia, lança nesta sexta-feira, dia 24 de março ás 19 horas, no canal do You Tube “Nos tempos do norte”, sua nova obra literária intitulada “Sentença”. O livro está sendo financiado pelo edital 02/2022 área de arte, do Fundo Municipal de Cultura através da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e conta com o apoio da Academia Acreana de Letras (AAL) e do Instituto Federal do Acre (Ifac).
Segundo a autora que é imortal da Academia Acreana de Letras (AAL) sendo a titular da cadeira 16, “o livro Sentença foi escrito por mim juntamente com minha filha, a ilustradora Giovanna Dantas, que deu formas e sentidos visuais aos versos do poema por meio de desenhos que misturam um olhar crítico e a sensibilidade da adolescente de 14 anos”. O texto do livro que serve de inspiração para as belas e significativas ilustrações, foi distribuído em páginas cheias de versos e simbologia, que acaba denunciando os crimes sociais dos governantes, daquele período pandêmico”.
O poema “sentença” foi premiado em 3º lugar, na categoria poesia escrita, no Prêmio Garibaldi Brasil de Literatura, em 2020, e trata das “mazelas da contemporaneidade” e dos resultados dos incêndios, queimadas, poluição dos rios, igarapés e mares. O livro mostra um pouco do impacto da pandemia da Covid-19 sobre o mundo, das discriminações e violências motivadas pelas diferenças entre raças, gêneros, origens étnicas e crenças.
A poesia inspirada nas notícias divulgadas nos meios de comunicação e nas redes sociais, durante o ano de 2020, foi estruturada em versos e rimas, distribuídos entre o amanhecer e a chegada da noite e mostra diversas consequências de um longo processo de desumanização nas relações humanas. A obra pode ser considerada um “libelo acusatório” a respeito dos muitos crimes da humanidade.
Como contrapartida do projeto, a autora destinou 100 exemplares do livro para a distribuição em espaços de leitura da cidade de Rio Branco.
A autora
Kelen Gleysse Maia Andrade é historiadora e mestre em letras: Linguagem e Identidade, pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Professora de formação, atuou como arte-educadora, professora-formadora e como docente na Educação Básica e no Ensino Superior. Enquanto escritora participou de diversos prêmios literários e antologias, onde se destacam “Mulheres Acreanas” e “Emoções Repentinas”.
Publicou quatro livros, dois infanto-juvenis: “Aegypti, a mosquita da floresta” que está em sua 2ª edição, “A menina que cansou de esperar”; e dois livros para um público mais amplo: “Nas fronteiras da ‘terra prometida’: trajetórias de trabalhadores rurais do Alto Acre”, oriundo de sua dissertação de mestrado e “Reminiscências”, obra organizada por Kelen Gleysse e Alessandro Gondim, com os textos classificados do I Concurso Literário da Câmara Temática de Literatura – Prêmio Literário “Florentina Esteves”, publicada em 2021.