O ator, dançarino, humorista e drag queen Jorge Lafond, mais conhecido por dar vida à personagem Vera Verão, foi homenageado pelo Google, nesta quarta-feira (29/03). O artista brasileiro é lembrado pelo Doodle do buscador no dia em que faria 71 anos.
Jorge morreu aos 50 anos, em 2003, em São Paulo, em decorrência de problemas cardíacos. Lafond começou a praticar a arte drag em 1992, no programa A Praça é Nossa, do SBT, consagrando a personagem Vera Verão, que fez muito sucesso nas telinhas brasileiras especialmente entre o fim da década de 1990, e início dos anos 2000.
Antes disso, atuou em Os Trapalhões, Viva o Gordo e foi bailarino do Fantástico. Além disso, participou até amesmo da novela, Sassaricando (1987), todas produção da TV Globo.
Nascido no município de Nilópolis, no Rio de Janeiro, o comediante também sempre marcava presença no Carnaval, tendo inclusive desfilado por diversas escolas de samba em sua vida tanto na Marquês de Sapucaí, como no Sambódromo do Anhembi, sendo destaque na agremiação carioca Imperatriz Leopoldinense.
ÍCONE LGBTQIAP+
Um dos ícones LGBTQIAP dos anos 1990, Jorge Lafond tentou esconder que era homossexual na adolescência. Ele abraçou a sexualidade posteriormente, mas não foi bem recebido em todos os espaços.
Na homenagem, o Google reconhece o artista como um dos pioneiros em representações que ajudaram a quebrar estereótipos homofóbicos. “Ele foi e continua sendo um modelo para outros gays na América do Sul e ao redor do mundo”, aponta.