O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o resultado final do concurso público para 1.000 vagas de técnico do seguro social.
A seleção teve duas etapas e começou em 2022. A primeira envolveu a aplicação de um exame e ocorreu no dia 27 de novembro. No caso da Gerência Executiva de Guarulhos, as provas precisaram ser remarcadas para 11 de dezembro.
A segunda e última fase da seleção consistiu em curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, que foram realizados entre março e abril deste ano.
O edital publicado na quarta-feira (3) traz:
- resultado final nas provas discursivas do curso de formação;
- cargo/Gerência Executiva do INSS, número de inscrição, nome do candidato em ordem alfabética, nota final na questão 1 da prova discursiva, nota final na questão 2 da prova discursiva e nota final na prova discursiva.
As justificativas da banca para analisar os recursos contra o resultado provisório na prova discursiva do curso de formação estarão à disposição dos candidatos a partir de 10 de maio, no site do responsável pelo concurso.
O concurso teve o total de 1.023.494 de inscritos – média de 1.023 candidatos por vaga. No entanto, por localidade, a concorrência passa de 5 mil pessoas por vaga em São Paulo e no Distrito Federal – veja aqui a demanda por locais de vagas.
O cargo de técnico do seguro social do INSS exige nível médio de escolaridade. O salário é de R$ 5.905,79.
Do total de vagas, 98 são destinadas a pessoas com deficiência e 200 a pessoas negras.
Os aprovados serão convocados, de acordo com a classificação, para trabalhar nas 1.598 agências da Previdência Social espalhadas pelo país. Ou seja, eles serão lotados em qualquer agência pertencente à gerência executiva do INSS à qual optou por concorrer.
O último edital do concurso do INSS foi lançado em dezembro de 2015 e previa 800 vagas para técnico do seguro social. Durante o prazo de validade do concurso, o então Ministério do Planejamento divulgou várias portarias autorizando nomeações dos aprovados. O salário de técnico do seguro social foi de R$ 4.886,87 na época. A organizadora do concurso foi o Cebraspe – veja o edital e as provas anteriores do concurso.
O concurso teve prova objetiva de conhecimentos básicos e específicos com as disciplinas de Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Seguridade Social.
Foram 1.043.807 inscritos para as 800 vagas – 1.304 candidatos por vaga.