A bailarina Brunna Gonçalves, meulher da cantora Ludmilla, revelou através de publicações em seu Instagram que gosta de comer carne vermelha crua. “Eu amo carne crua temperada. Só carne. É muito bom”, disse a influencer. Logo, o assunto começou a repercutir nas redes sociais, despertando a curiosidade dos internautas. Afinal, consumir carne crua oferece riscos à saúde?
Segundo o nutrólogo e endocrinologista Daniel Bratan, a princípio qualquer carne poderia ser consumida crua se fosse proveniente de um animal sadio, mas é impossível afirmar que durante todas as etapas do transporte do animal não tenha havido uma contaminação cruzada e se tenha respeitado todas as regras de higiene.
“A maior parte dos alimentos presentes na dieta da carne crua contém bactérias como Campylobacter, Salmonella, Clostridium perfringens, E. coli e Yersinia. Todas essas bactérias causam doenças como infecções, diarreia, hepatite A e intoxicação alimentar”, adverte o endocrinologista.
Conforme o profissional, a carne de peixe crua também deve ser proveniente de fonte segura e ser fresca ou devidamente conservada por métodos de congelamento ou refrigeração para não apresentar riscos à saúde. “Do contrário, também oferece riscos à saúde e também pode apresentar contaminação bacteriana”, alerta.