Bittar diz que moradores da Reserva Chico Mendes vivem ‘enjaulados’ e critica ICMBio: “Sistema comunista”

A visita na Resex Chico Mendes foi requerida pelo relator da CPI, senador Marcio Bittar

Os membros da CPI do Senado Federal que investiga as ONGs que atuam na Amazônia Brasileira, cumprem uma série de agendas na região do Alto Acre nesta quinta-feira (19).

Além de realizar uma audiência pública em Epitaciolândia, com a presença de prefeitos e vereadores dos municípios da regional, os senadores visitaram a Reserva Extrativista Chico Mendes, uma das mais importantes no Acre.

Senador Marcio Bittar. Foto: Gustavo Monteiro/ContilNet

Após a visita, o senador Marcio Bittar (União Brasil/AC), relator da CPI e requerente da visita no Acre, fez duras críticas ao ICMBio, órgão que coordena a Resex Chico Mendes.

“Como é que se sentem os moradores da Reserva Chico Mendes? Enjaulados. O sistema ali é comunista. Eles não podem fazer nada se o ICMBio não autorizar. Tem limite para criação de gados, limite para quantidade de borracha. Não é sustentável. Eles dependem de subsídio, isso significa que estão sempre na mãos dos outros”, disse ao ContilNet.

A visita e outras agendas

A visita na Resex Chico Mendes foi requerida pelo relator da CPI, senador Marcio Bittar (União Brasil/AC). Os senadores, membros da comissão, presidente Plinio Valério (PSDB/AM), o vice-presidente, senador Jaime Bagattoli (PL/RO) e o senador Styvenson Valentim (Podemos/RN) também compõe a comitiva que chegou ao Acre na madrugada de quarta-feira (18).

Senador Marcio Bittar. Foto: Gustavo Monteiro/ContilNet

Na sexta-feira (20), está marcado também uma audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que irá debater a atividade das ONGs na Amazônia e do Ministério Público Federal.

PUBLICIDADE