Neta da pajé Runi idealiza projeto para beneficiar o povo Shanenawa

O primeiro passo para realizar seu sonho de unir a medicina convencional à medicina tradicional

Para resgatar e preservar os conhecimentos ancestrais de sua avó Runi, uma pajé de 85 anos de idade, a indígena Andressa Runi Shanenawa, que reside na Aldeia Morada Nova – Aldeia mãe do povo Shanenawa, às margens do rio Envira, em Feijó-Acre, há seis horas de Rio Branco, idealizou o projeto Farmácia Viva com Viveiro de Plantas Medicinais, uma casa de saúde na floresta que oferecerá atendimento e medicamentos feitos a partir de plantas medicinais.

O primeiro passo para realizar seu sonho de unir a medicina convencional à medicina tradicional, através de um projeto inovador que beneficie os 700 moradores das 12 aldeias, que têm dificuldade de acesso à atendimento médico foi vir para a capital para cursar Enfermagem, aos 18 anos de idade.

Filha do cacique Carlos Brandão e de Flaviana Melo, Runi explica que essa etnia foi escravizada no atual local da aldeia, trabalhando em um seringal e tendo que abdicar de seus conhecimentos e costumes para poder permanecer no local. Com o passar dos anos, adquiriram direitos sobre a terra, mas parte de sua cultura não foi passada para as novas gerações. O conhecimento ficou todo com as pajés, atuais lideranças femininas, que têm pouco tempo para passar isso para a frente, devido à idade avançada. Então essa campanha é também uma tentativa de resgate e preservação da cultura ancestral Shanenawa.

Campanha de arrecadação para construção da Farmácia Viva

O objetivo da campanha é a construção da estrutura da Farmácia, com sala de preparação de medicinas, sala de banho e área de palestras; e do Viveiro, com uma horta protegida por tela.

Para isso será realizado um trabalho de identificação, classificação e descrição de todas as espécies que estarão no viveiro e na farmácia, assim como a elaboração de uma apostila para uso dos moradores das 12 aldeias. de cientistas – biólogos, botânicos e taxônomos – contratados da Universidade Federal do Acre. Para realizar o projeto Farmácia Viva, a idealizadora criou uma página no site de financiamento coletivo www.benfeitoria.com Acesse o link https://benfeitoria.com/projeto/farmaciavivashanenawa e faça também a sua doação! ! A Associação dos Colunistas Sociais do Acre – Acos – está apoiando essa causa.

PUBLICIDADE