Corinthians e outros: clubes de futebol colecionam polêmicas nos esports

Santos e Cruzeiro atrasaram salários e foram acusados de oferecer infraestrutura ruim; Flamengo enfrentou problemas administrativos

O Corinthians não é o único clube de futebol brasileiro que atrasou salários, ofereceu infraestruturas ruins e acabou processado nos esportes eletrônicos. Santos, Cruzeiro e Flamengo também já protagonizaram polêmicas em razão da atuação problemática das empresas contratadas para gerenciar as divisões de esports.

Torcedores do Corinthians em dia de jogo da 9ª edição da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF), em 2023 — Foto: Garena & Whido

Torcedores do Corinthians em dia de jogo da 9ª edição da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF), em 2023 — Foto: Garena & Whido

É que, embora vejam potencial no mercado de games competitivos, os clubes não contratam diretamente os jogadores, nem administram os times. Eles licenciam o uso da marca e deixam a operação nas mãos de empresas terceirizadas.

A CDS, empresa que administra os esports do Corinthians, está devendo salários e premiações a jogadores de diferentes modalidades, vem tendo dívidas cobradas em ações na Justiça e tem provocado a revolta de ex-contratados pelas promessas descumpridas. Os processos judiciais envolvem remunerações pendentes, transferências não pagas, direitos trabalhistas e aluguéis atrasados, em valores que totalizam pelo menos R$ 480 mil.

Gestora do Corinthians nos esports desde julho de 2022, quando substituiu a Nomad, a CDS causou insatisfação dos funcionários, com recorrentes atrasos no pagamento de salários, premiações e rescisões, descumprimento de acordos e problemas de infraestrutura.

Santos

 

Gestora do Santos nos esports de 2018 a abril de 2022, a Select atrasou salários, premiações e reembolsos, fez pagamentos parcelados e acabou sendo acionada na Justiça, junto do clube, em ações de cobrança de ex-contratados, não só pelas dívidas mas também por direitos trabalhistas.

Dois meses depois de o ge revelar a rotina de atrasos salariais no Santos e-Sports, o clube abriu processo judicial contra a Select, alegando descumprimento de cláusulas do contrato de licenciamento de marca.

Entre as irregularidades apontadas estava o não pagamento de royalties, a não apresentação de relatórios, a comercialização de vagas em campeonatos como a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) sem o conhecimento do clube e os danos à imagem da instituição por conta das ações trabalhistas.

No processo, o Santos pediu que a Select fosse obrigada pela Justiça a apresentar os documentos assinados e as comunicações da empresa com desenvolvedoras de jogos e com patrocinadores e os contratos de venda de vagas ou parceria em campeonatos de modalidades como Free Fire, Rainbow Six e Counter-Strike. O processo ainda está em andamento.

Cruzeiro

Em junho de 2022, o ge revelou que a divisão de esports do Cruzeiro, na época comandada pela 7W Play, estava devendo de três a cinco meses de salários, o que resultou na debandada de integrantes de times de diversas modalidades e na abertura de processos na Justiça do Trabalho.

O caso mais sério envolveu o time de Wild Rift: sem pagamentos e sentindo-se abandonados, os atletas consideraram interromper a participação no Wild Tour Brasil, o campeonato oficial do jogo, enquanto o diretor do projeto, Pedro Mendes Cabreira, teve de desembolsar mais de R$ 25 mil para arcar com despesas não bancadas nem reembolsadas pela 7W.

Além dos salários atrasados, as promessas descumpridas e os problemas de infraestrutura, em meio a uma indefinição sobre o projeto de esports após a compra da SAF do Cruzeiro por Ronaldo Fenômeno, causaram insatisfação generalizada.

Mesmo com a administração cabendo à 7W, o Cruzeiro acabou envolvido, também sendo processado pelos ex-jogadores de esports do clube.

Na época, Ronaldo disse que a diretoria do Cruzeiro estava analisando o contrato assinado com a 7W e informou que novidades seriam anunciadas em breve, indicando a continuidade do clube nos esports. Até hoje o clube não voltou a competir no mercado de games, nem houve anúncio de qualquer novidade.

Leia mais em GE, clqiue AQUI! 

PUBLICIDADE