21 de abril de 2024

Pimenta: Bocalom se inspira em Gladson e adota postura ‘povão’ para disputar reeleição

O prefeito optou por uma estratégia para ficar mais 'populista' e se aproximar do eleitor

Quem acompanha a carreira política do prefeito Tião Bocalom pode perceber uma drástica mudança no comportamento dele nos últimos meses. O Velho Boca era conhecido pelo jeito ‘turrão’ de ser e nas discussões e decisões tomadas à frente da Prefeitura. Muitos diziam, inclusive, que o prefeito tinha dificuldades em aceitar opinião divergente e acabava agindo de forma grosseira com alguns adversários e até mesmo com aliados. Porém, o prefeito entendeu a necessidade de ceder um pouco e começou a ter uma postura maior de diálogo e simpatia.

Inspiração

Algumas pessoas ligadas ao prefeito disseram que ele foi orientado a se inspirar no governador Gladson Cameli e adotar uma postura mais leve, simpática, carismática e divertida, principalmente por conta das eleições deste ano, em que Bocalom disputará uma reeleição difícil.

Virou meme

Prova disso é a mudança de comportamento de Bocalom nas redes sociais. O prefeito virou marceneiro, pedreiro, carpinteiro, cozinheiro, pintor e até costureiro para divulgar ações da Prefeitura e passar uma imagem mais ‘povão’. Tudo isso foi uma estratégia para deixar o Velho Boca mais populista e aumentar a aceitação do eleitor.

Mudança drástica

Essa atitude também começou a ser vista nas agendas públicas do prefeito. Em inaugurações de obras, pronunciamentos e eventos da Prefeitura, Bocalom começou a fazer discursos mais improvisados, saiu do script e quebrou protocolos com a população e com aliados. O prefeito também começou a soltar indiretas e fazer piadinhas em aparições públicas.

Cabeção da Tenda Amarela

Outro político que faz isso e domina muito bem o estilo popular, é o senador Sérgio Petecão, ex-aliado de Bocalom. Quem não lembra do tradicional slogan de campanha do senador, que perdurou por várias eleições: “100% popular”. Há uma história que diz que o senador, em uma certa campanha, decidiu tomar café no Mercado Elias Mansour e na hora de pagar a conta pediu para um eleitor dinheiro emprestado para pagar o prejuízo, dizendo que tinha esquecido a carteira em casa. Tudo isso é uma marca do político carismático e ‘cara de pau’ que o povão gosta.

De férias

Falando em Petecão, o senador parece que não está muito preocupado agora com as eleições deste ano. O senador está de férias em Maceió e só deve focar na campanha eleitoral municipal quando retornar.

Entendeu o recado!

O prefeito Tião Bocalom entendeu que precisa chegar nas áreas mais pobres e se aproximar da população jovem. O Velho Boca sabe que ficar o dia inteiro no gabinete da Prefeitura, sem colocar o pé no chão e dar um olhar mais sensível ao povão, dificulta e muito a sua reeleição.

Deveria também …

O candidato do Progressistas, Alysson Bestene, deveria seguir o exemplo. O secretário de Governo precisa começar a rodar os bairros, se aproximar da população mais pobre e ficar mais conhecido pelo povão. Até agora, Alysson ficou preso na Segov, resolvendo pepinos institucionais do governo Gladson.

Alysson Bestene, Foto Juan Diaz, ContilNet

Esfriou?

Parece que a candidatura do ex-deputado Jenilson Leite a prefeito de Rio Branco deu uma esfriada. Faltando poucos meses para o início da campanha, o médico se pronunciou mais sobre a candidatura. Até o momento, o que se sabe é que Jenilson tem o apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin e da Executiva Nacional do PSB.

Festejando

Ainda falando sobre a Prefeitura, quem deve estar mais feliz que nunca é a vice-prefeita Marfisa Galvão. Ela viu o prefeito Tião Bocalom exonerar o presidente da FGB, Anderson Nascimento, de camarote. Marfisa tentou exonerar Anderson no ano passado, sem sucesso. Com a briga e rompimento com Bocalom, o prefeito havia exonerado o sobrinho de Marfisa, Pedro Silva do cargo e colocado Anderson no lugar dele.

Marfisa Galvão – Foto: Reprodução

PSD é o foco!

O secretário-adjunto de Governo, Luiz Calixto já sabe que vai substituir Alysson Bestene na pasta e começa a estreitar relações com os deputados da base. A poucos meses de assumir o cargo por definitivo, ele se reuniu com os deputados Pablo Bregense e Eduardo Ribeiro, ambos do PSD, partido do senador Sérgio Petecão. Dizem que Calixto fez o papel de cabo eleitoral de Alysson e começou a costurar uma aliança e trazer de volta o senador à base de Gladson.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost