O Rio Acre atingiu a cota de 15,80 metros por volta do meio dia desta quarta-feira (28) em Xapuri e inunda até o momento seis bairros. Na praça central da cidade, onde fica localizada a estátua de São Sebastião, padroeiro do município, as águas tomaram conta do local e já começa a cobrir os pés do santo.
Moradores e comerciantes já começaram a retirar seus móveis na tentativa de evitar perder seus bens para mais uma alagação. As águas também já se aproximam do prédio histórico onde funciona a OCA Xapuri, que precisou suspender o funcionamento.
De acordo com a Defesa Civil em Xapuri, a estimativa é que 4.600 pessoas tenham sido atingidas pela cheia do Rio Acre no município. São 50 famílias desabrigadas e 131 desalojadas.
Além disso, a enchente também já tomou conta do quartel da Polícia Militar, local em que funcionava a sala de situação da Defesa Civil. Outro local que precisou ter as atividades transferidas foi o Hospital Epaminondas Jácome, que teve suas atividades instaladas na Universidade Federal do Acre.
A Casa de Chico Mendes, patrimônio histórico do Acre, já está tomada pelas águas, e teve que ter sua estrutura amarrada por medida de segurança. Todo o acervo do ambientalista foi retirado do local.