21 de abril de 2024

Homem joga Mario Kart e Civilization usando apenas sua mente; veja como

Norte-americano tetraplégico foi o primeiro humano a receber um chip cerebral da Neuralink, empresa de Elon Musk

Um homem tetraplégico conseguiu jogar Mario Kart usando apenas a “força do pensamento”. Isso foi possível com o Neuralink, chip cerebral da empresa de mesmo nome que tem como CEO ninguém menos que Elon Musk. Sim, o norte-americano Noland Arbaugh, é o primeiro ser humano a testar a tecnologia futurista de Musk. Ele tem 29 anos e ficou tetraplégico após um acidente de mergulho em 2018, recebendo o chip da empresa em janeiro de 2024.

Além do game de corrida, Noland também foi capaz de jogar Xadrez e Civilization 6 por diversas horas, mexendo o cursor na tela do computador para realizar as funções. A seguir, saiba mais sobre esse caso e como o Neuralink promete ajudar seus hospedeiros.

Antes disso, a Neuralink já havia feito uma transmissão ao vivo com Arbaugh jogando Xadrez em um computador. O paciente ainda revelou ter passado oito horas seguidas jogando Civilization 6 após o implante, interrompendo a sessão apenas para recarregar o dispositivo. Ele comparou sua experiência ao uso da “força” dos jedis de Star Wars.

Segundo Noland, é possível mexer o cursor “apenas olhando para algum lugar na tela, e ele se move” para a direção desejada. Ele afirma ainda que havia praticamente desistido de jogar o game de estratégia antes de passar pela cirurgia, pois precisava de “ajuda completa” de um amigo para isso – e não era possível fazê-lo por muito tempo.

Como funciona o implante cerebral da Neuralink

O implante cerebral da Neuralink é inserido cirurgicamente sob o crânio e expande-se para diferentes áreas do cérebro por meio de milhares de pequenos eletrodos. Com a ajuda de Inteligência Artificial, esses eletrodos são capazes de ler sinais elétricos enviados pelos neurônios, permitindo que Arbaugh e outros pacientes controlem dispositivos externos, como computadores e smartphones

No ano passado, companhia obteve aprovação da Food and Drugs Administration (FDA), órgão regulatório de saúde dos Estados Unidos equivalente à Anvisa, para realizar testes clínicos em humanos. Neste primeiro momento, a Neuralink visa ajudar pessoas com tetraplegia devido a lesões na medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost