Asacine publica regulamento do XIV festival acreano de vídeos

O regulamento e a Ficha de Inscrição já estão disponíveis nos sites locais e também nas redes sociais da entidade

A ASACINE, Associação Acreana de Cinema, publicou hoje, 16 de abril de 2024, o Regulamento e Ficha de Inscrição para os produtores interessadas a participarem do XIV Festival Acreano de Vídeos-Edição 2024.

O projeto está sendo financiado pelo edital do Fundo Estadual de Cultura da Fundação Elias Mansour (FEM) e a realização é da Associação Acreana de Cinema-ASACINE.

O regulamento e a Ficha de Inscrição já estão disponíveis nos sites locais e também nas redes sociais da entidade. As inscrições se encerram dia 16 de maio.

O QUE É O XIV FESTIVAL ACREANO DE VÍDEOS-2024

O XIV Festival Acreano de Vídeos é um evento promovido pela Asacine desde os anos de 1980 visando estimular e fomentar as produções cinematográficas locais e trabalhar a formação destes profissionais investindo em sua capacitação e valorização neste seguimento promovendo Oficinas, palestras e exibições de filmes produzidos por produtores acreanos.

Segundo o atual Presidente da ASACINE o cineasta Enilson Amorim, “o festival é sempre uma ótima oportunidade para as pessoas que estão interessadas em saber mais sobre as nossas produções cinematográficas e aprender muita coisa sobre o audiovisual, e acima de tudo o nosso evento representa uma vitrine para divulgar os trabalhos de novos talentos” finalizou o Presidente da ASACINE.

Veja o regulamento:

XIV FESTIVAL ACREANO DE VÍDEOS – EDIÇÃO 2024

Exibições de filmes de cineastas acreanos, oficinas e palestras no seguimento do audiovisual

REGULAMENTO

A Associação Acreana de Cinema (ASACINE), entidade com fins culturais, inscrita no CNPJ:14 338578/0001-67, edita o presente Regulamento para reger o XIV Festival Acreano de Vídeos – Edição 2024, que será realizado na cidade de Rio Branco.

CAPÍTULO I

SOBRE O XIV FESTIVAL ACREANO DE VÍDEOS -EDIÇÃO 2024

Art. 1 – O XIV Festival Acreano de Vídeos – Edição 2024 é promovido pela Associação Acreana de Cinema (ASACINE), com recursos do Edital da Fundação Elias Mansour (FEM) através do Governo do Estado do Acre.

Art. 2 – O objetivo primordial do XIV Festival Acreano de Vídeos é valorizar as produções de curtas-metragens audiovisuais de cineastas/produtores acreanos, promover e revelar suas produções cinematográficas, assim como também, estimular o conhecimento da linguagem do audiovisual, através da promoção de palestras e cursos que serão oferecidos durante o evento.

Art. 3 – O XIV Festival Acreano de Vídeos não tem caráter competitivo, e os (as) cineastas interessados (as) poderão inscrever seus filmes e participar do evento.

CAPÍTULO II

DAS INSCRIÇÕES, PARTICIPAÇÕES E PREMIAÇÕES

Art. 4 – As inscrições estarão abertas a partir do dia 16 de abril para o envio dos vídeos produzidos por cineastas acreanos e produtores de outras localidades que residem no Estado do Acre e serão encerradas no dia 12 de maio de 2024;

Art. 5 – As inscrições poderão ser feitas por cineastas devidamente associados (as) na Associação Acreana de Cinema (ASACINE) e que estejam com sua anuidade em dia.

Estando devidamente em dia com suas obrigações estatutárias o produtor poderá estar preenchendo esta Ficha de Inscrição em formato digital https://forms.gle/HrLWoGMb7EPE4Hwg8 que será enviado para o e-mail [email protected]

Art. 6 – Cada produtor poderá inscrever apenas uma obra inédita (que nunca tenha participado de nenhum Festival de Vídeos) com duração mínima de 6 minutos e máxima de 20 minutos;

Art. 7- As obras cinematográficas inscritas no XIV Festival Acreano de Vídeos deverão ser enviadas a partir do dia 16 de abril até o dia 16 de maio, pelo e-mail da entidade: [email protected] através do Google Drive ou presencialmente, no endereço da instituição, sito à rua Francisco Mangabeira, número 69, bairro do Bosque.

O material inscrito deverá ser entregue durante o horário comercial para os Assistentes de Produção: Nonata Queiroz e Adalberto Queiroz, no endereço acima citado;

Art. 8 – Após a inscrição e seleção, os participantes deverão preencher um Termo de Autorização de exibição de seu filme no XIV Festival Acreano de Vídeos – Edição-2024.

Art. 9 – Só poderão ser inscritos curtas-metragens na categoria documentário do tipo animação, ficção, suspense ou drama.

Art. 10- Será atribuído, a cada cineasta, um prêmio de participação no valor de R$ 1.200,00 (MIL E DUZENTOS REAIS), sendo obrigatória a presença em todas as sessões de exibições do XIV Festival Acreano de Vídeos, como também, a participação nas Oficinas e Palestras que serão promovidas por esse Festival.

Caso não esteja presente, o produtor será penalizado com o ressarcimento diário de 300,00 (trezentos reais) que será descontado no valor de seu cachê;

Art. 11 – O controle de frequência do cineasta, inscrito neste festival, será feito por uma equipe constituída pela Comissão Organizadora do XIV Festival Acreano de Vídeos – Edição 2024, ao final de cada programação, mediante anotações na Ficha Individual de Participação ou através do QR CODE que será exposto todos os dias na entrada do evento;

Art. 12 – O ressarcimento diário, em caso de ausência do cineasta, será destinado à Associação Acreana de Cinema (ASACINE), promotora e realizadora do evento, para gastos com despesas extras, de interesse da entidade.

CAPITULO III

DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DAS OBRAS AUDIOVISUAIS INSCRITAS

Art. 13 – A Comissão de Avaliação será composta por 04 (quatro) cineastas devidamente qualificados e associados à ASACINE para avaliarem as obras audiovisuais inscritas no XIV Festival Acreano de Vídeos- Edição 2024.
Art. 14 – Ficará sob a responsabilidade da Comissão de Avaliação do XIV Festival Acreano de Vídeos avaliar e aprovar 15 (quinze) curtas-metragens, com os seguintes critérios de avaliação: formato e tamanho; qualidade da imagem; trilha sonora; edição; direção; roteiro, e temática abordada;

Art. 15 – Em caso de empates de obras, os avaliadores deverão dar vitória para aquelas que estão mais focadas em aspectos de nossa cultura local, dando visibilidade aos fazeres e práticas que se identifiquem com a História do Acre, valorizando nossa identidade, diversidade e relações com os espaços de memória local;

Art. 16 – Ao final da avaliação, a ASACINE publicará no dia 22 de maio, em sites locais e demais mídias sociais da Entidade, os quinze trabalhos audiovisuais aprovados pela Comissão de Avaliação que participarão do XIV Festival Acreano de Vídeos-Edição 2024.

CAPITULO IV

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 17- A inscrição da obra implica na aceitação total deste regulamento e, sob hipótese alguma, o cineasta/realizador poderá justificar a sua ausência da exibição de cada filme, salvo em caso de teste positivo da Covid 19, acidente, internação, com a devida comprovação;

Art. 18 – Serão excluídas, automaticamente, pela Comissão de Avaliação do XIV Festival Acreano de Vídeos – Edição 2024, obras cujo conteúdo venham ferir a integridade das sociedades LGBTQIAP+, mulheres, indígenas, negros, idosos, crianças ou Grupos Afrodescendentes e não caberá qualquer tipo de recurso;

Art. 19- O Colegiado competente para dirimir e resolver qualquer problema é a Comissão Organizadora do XIV Festival Acreano de Vídeos – Edição 2024.

Art. 20- Todos os produtores (as) inscritos no XIV Festival Acreano de Vídeos-Edição 2024, estarão sujeitas as normas deste Regulamento.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost