Friale denuncia erro em questão sobre clima em concurso da Prefeitura; confira a questão

Segundo o pesquisador, caso o gabarito não seja alterado, a própria questão deverá ser anulada

Davi Friale, pesquisador do tempo acreano, identificou um erro na questão 11 do caderno de provas do Técnico em Gestão Pública, que pode estar presente em outros cadernos. Ele afirmou nesta segunda (29) que a questão deve ser anulada ou corrigida.

Para Friale, “alternativa correta é a que indica uma estação chuvosa e outra seca no Acre e não a divulgada oficialmente”/Foto: ContilNet

“O clima do Acre é tropical típico, semelhante ao clima de Goiás, ou seja, o verão é chuvoso, porém o inverno (junho, julho e agosto) é seco, com chuvas médias abaixo de 35mm, em Rio Branco, e inferiores a 30mm, na microrregião de Brasileia”, afirmou Friale.

Ele continua falando que a umidade relativa do ar mínima fica inferior a 30%, em julho, agosto e setembro, sendo que, muitas vezes, fica inferior a 20%. No inverno, o Acre registra, todos os anos, temperaturas mínimas inferiores a 15ºC, chegando, com frequência, a menos de 10ºC.

Logo, para Friale, “alternativa correta é a que indica uma estação chuvosa e outra seca no Acre e não a divulgada oficialmente”. 

Confira a questão analisada na íntegra:

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE