A PS Plus Extra conta com jogos de PlayStation 5 (PS5) que demonstram todo o potencial gráfico do console, modelo mais poderoso da Sony. Horizon: Forbidden West, Returnal e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, entre outros, são exemplos de games usados como referência no que diz respeito ao potencial do console na exibição de visuais. Esses títulos, lançados no próprio viodeogame ou em versões adaptadas, trazem suporte a tecnologias recentes de imagem e iluminação, como suporte a 4K, boa taxa de atualização e mesmo Ray Tracing.
Vale lembrar que os jogos podem ser acessados sem custos extras por assinantes da PS Plus nos planos Extra e Deluxe, disponíveis por R$ 52,90 e R$ 59,90 mensais, respectivamente. Veja, a seguir, 10 títulos da PS Plus Extra que prometem usar ao máximo o potencial do PS5.
1. Horizon Forbidden West
A construção realista dos rostos dos personagens é um dos pontos que chamam atenção no game, lançado em 2022 no PS5. O título traz uma boa variação de modos gráficos, com opções de Fidelidade, trazendo Ray Tracing, maior resolução e atualização de 30 Hz, Balanceado, com 40 Hz e resolução equilibrada, além de Desempenho, focado em uma maior taxa de quadros e menor exigência gráfica. Vale destacar que a qualidade da exibição vai variar de acordo com a TV e das tecnologias suportadas, como VRR, a própria taxa de atualização, entre outros exemplos.
Na sequência de Horizon Zero Dawn, Aloy parte para o Oeste Proibido buscando novos caminhos para salvar o mundo pós-apocalíptico. Em um mundo aberto repleto de mistérios do passado, a protagonista precisa enfrentar máquinas enormes que substituíram os animais e um novo inimigo para sobreviver.
2. Marvel’s Spider-Man: Miles Morales (Edição PS5)
Nesta aventura do universo do cabeça de teia, o jogador acompanha a jornada de Miles Morales como Spider-Man, após os acontecimentos de Spider-Man. Distante do seu mentor Peter, Miles precisa dominar seus poderes e intervir na guerra pelo controle de Nova York. Sobre a jogabilidade, o combate ágil acompanhado dos poderes de Miles e a movimentação mediante o uso de teias, são os grandes diferenciais. Assim como aconteceu com outros títulos, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales chegou para PC dois anos após sua estreia oficial.
Dentre os recursos gráficos, além dos detalhes nas faces dos personagens, estão o suporte a Ray Tracing, que oferece um refinamento na luminosidade e sombreamento, e VRR. Os modos de imagem são: Fidelidade, com 4K a 30 Hz ou 40hz, caso tenha VRR ativado, Desempenho, permitindo atualizações a 60 Hz ou mesmo 120 Hz, com VRR, assim como Desempenho RT, trazendo a tecnologia de Ray Tracing e frequência de 120 Hz.
3. Death Stranding Director’s Cut
A versão remasterizada do game do renomado desenvolvedor Hideo Kojima, Diretor Executivo e chefe da Kojima Productions , apresenta melhorias especiais para o PS5. O player pode escolher entre dois modos de imagem: Fidelidade, com 4K nativo a 30 fps, ou Desempenho, que entrega 4K em upscaling (técnica que impulsiona a resolução) e até 60 fps. Ambos também contam com suporte ao HDR, tecnologia que amplia os detalhes exibidos.
Na trama misteriosa, com muito a ser desvendado à medida que o jogador progride, o protagonista Sam Bridges (interpretado por Norman Reedus) é um entregador de mercadorias que desbrava um planeta Terra totalmente transformado pela catástrofe chamada Death Stranding, que juntou o mundo dos vivos com o mundo dos mortos. Ao longo da jornada é preciso equilibrar quais recursos você pretende levar entre os checkpoints enquanto atravessa terrenos de dificil acesso e ameaças fantasmagóricas inesperadas.
4. Ghost of Tsushima Director’s Cut
Entre as novidades da versão de diretor, a desenvolvedora Sucker Punch Productions implementou o visual 4K dinâmico, uma resolução de imagem variável, ou seja, que “mira” o 4K, mas em situações específicas, e pode chegar aos 60 quadros por segundo. Outro diferencial, é a sincronia labial para a dublagem em japonês. Em maio deste ano, o título chegou para PC com tecnologias como Nvidia DLSS, expandindo a experiência visual.
No game, o Japão feudal é retratado por meio do mundo aberto da ilha de Tsushima, em um contexto de guerra atípica pela liberdade. Jin, o protagonista controlado pelo player, possui o maior desafio de sua vida: proteger o seu lar após os mongóis vencerem os exércitos dos samurais, enquanto ele forma a identidade do fantasma, que vai contra as diretrizes dos samurais.
5. Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão
Lançado somente na atual geração de consoles da Sony, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão traz resolução dinâmica em 4K e HDR. O modo Desempenho está presente, com meta de 60 fps em televisores convencionais e 120 fps em TVs compatíveis com VRR. Posteriormente, o jogo foi integrado no PC com suporte a ferramentas especiais, como por exemplo, RTX IO, Nvidia DLSS 3, AMD FSR 2, Intel XeSS e a Temporal Injection, que ampliam ainda mais a resolução e a taxa de quadros. Mas, vale lembrar, esses recursos são próprios da versão para computador e não estão disponíveis no PS5.
Devido ao SSD, a empresa responsável pela produção, Insomniac Games, inseriu os saltos dimensionais, como um novo elemento da gameplay e peça-chave no enredo. Diversas armas também estão disponíveis para o jogador impedir que um imperador maligno destrua a dimensão de Ratchet e Clank, assim como a de Lombax, nova personagem fundamental para o desenrolar da história.
6. Returnal
Returnal é feito no estilo roguelike, ou seja, colocando o player para recomeçar sua jornada a cada morte, mas mantendo algumas habilidades e conhecimentos do mapa. Assim como Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, Returnal também foi lançado para PC dois anos após a chegada no PlayStation 5 (PS5).
Com gráficos de ponta, os variados inimigos e os ambientes representados chamam a atenção pelo nível de texturas. Neste exclusivo de ficção científica focado em combate, após um pouso forçado em um mundo que muda de forma, Selene precisa aprender sobre o local e relembrar memórias pessoais, ao mesmo tempo em que luta pela sobrevivência.
7. Demon’s Souls Remake
A reconstrução de Demon’s Souls original traz duas alternativas gráficas: Modo 4K, com resolução 4K nativa e 30 fps, e Modo High Frame Rate, com resolução dinâmica e atualização de 60 Hz. No RPG do estúdio Bluepoint Games, visuais icônicos da saga foram reconstruídos com as novas opções gráficas.
A recriação do clássico apresenta uma terra de fantasia sombria coberta por uma névoa que surgiu depois da invocação do Ancião, antagonista do título que deve ser enviado de volta a seu lugar de origem em uma jornada desafiadora no mundo de Boletaria, terra repleta de demônios e monstros.
8. Final Fantasy VII Remake
Da mesma forma que Demon’s Souls, Final Fantasy VII Remake é uma nova versão do clássico de PS1. Por causa do avanço entre as gerações, o mundo de Final Fantasy ganhou uma nova vida em um território bem diferente, utilizando tecnologias recentes para entregar um mundo aberto bem maior que o visto no game original. De acordo com a Sony, mesmo sendo a primeira parte do projeto de remake de Final Fantasy VII, a aventura pode ser aproveitada tanto por fãs de longa data quanto novos jogadores.
9. Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões
No pacote com as remasterizações de Uncharted: A Thief’s End e Uncharted: The Lost Legacy, o usuário tem acesso a três modos de imagem: Fidelidade, com 4K nativo a 30 fps, Desempenho, com 4K via upscaling e 60 fps, ou Desempenho+, trazendo taxa de quadros de até 120 fps e resolução de 1080p. Produzido pela Naughty Dog, o último lançamento da saga Uncharted também está disponível para PC.
O primeiro game aborda a caçada de tesouro final de Nathan Drake, que abandona a aposentadora após uma visita de seu irmão. Por outro lado, Chloe e Nadine Ross protagonizam Uncharted: The Lost Legacy, na Índia.
10.Assassin’s Creed Valhalla (Edição PS5)
Em um dos nomes mais extensos da série Assassin’s Creed, o jogador se torna Eivor, um invasor Viking lendário em busca de glória. Ter seu próprio assentamento, ataques vikings e o trabalho em conjunto com o clã, contribui para levar a mitologia para os videogames.
Rostos detalhados e uma bela paisagem fazem com que o jogo da Ubisoft se diferencie no catálogo da PS Plus Extra. Por não ser exclusivo da Sony, Assassin’s Creed Valhalla também marca presença no catálogo do Xbox Game Pass, assinatura mensal da Microsoft, e pode ser jogado no Xbox, PC e outros dispositivos via Xbox Cloud Gaming.