Mais de 15 mil empresas acreanas estão negativadas, aponta levantamento do Serasa

Cada empresa inadimplente tem, em média, sete dívidas, que juntas somam R$147,1 bilhões

Empresas acreanas atingiram o 10⁠º maior índice de negativação do Brasil no mês de julho, com um total de negócios de 34,5%, segundo levantamento da Serasa Experian. Os negócios negativados atingiram 15.155 empresas no Estado, sendo 14.145 micro e pequenos empreendimentos.

A interrupção na queda dos juros pode manter a inadimplência elevada/Foto: Reprodução

A inadimplência das empresas brasileiras segue alta, com 6,9 milhões de CNPJs no vermelho em julho, segundo a Serasa Experian. Isso representa 30,8% de todas as empresas do país, uma queda de apenas 0,4 ponto percentual em relação a junho.

Cada empresa inadimplente tem, em média, sete dívidas, que juntas somam R$147,1 bilhões.

Cenário econômico

A interrupção na queda dos juros pode manter a inadimplência elevada, principalmente para empresas com dívidas de longo prazo, que enfrentam dificuldade para renegociar débitos. A valorização do dólar também impacta negócios que dependem de importações, aumentando os custos e pressionando o caixa.

O setor de serviços lidera a inadimplência, com 55,9% das empresas negativadas, seguido pelo comércio (35,6%) e pela indústria (7,3%).

Alagoas tem a maior taxa de inadimplência do país, com 42,4% das empresas endividadas. Maranhão, Roraima, Amapá e Distrito Federal também registraram índices elevados.

PUBLICIDADE