O secretário de Meio Ambiente de Rio Branco, Carlos Nasserala, disse nesta terça-feira (17), que a Prefeitura já multou quase R$ 150 mil em autuações de pessoas que realizaram queimadas na capital.
Ao todo, segundo ele, foram 92 termos de advertência assinados, 15 autos de infração e 73 orientações técnicas. Contudo, Nassarela afirmou que o número deve crescer nas próximas semanas, conforme sejam finalizados os levantamentos dos danos para aplicações de penas.
“Agora tem as grandes propriedades que estão sendo levantados o tamanho e o proprietário para poder chegar num valor definido”, disse.
Redução dos focos e queimadas vem longe
O secretário também afirmou que Rio Branco registrou uma redução de 24% nos focos de queimadas nas primeiras semanas de setembro. Ele declarou ainda que a fumaça que atingiu a capital vem de outros estados e países vizinhos.
“Já está mais que comprovado pelos satélites do Inpe que a fumaça está vindo do estado do Pará, Amazonas e Mato Grosso, além de parte da Bolívia. Quando você vê na sua casa chegar fumaça e não vir fuligem, é porque essa fumaça vem de muito longe. E isso é o que está acontecendo em Rio Branco”, disse Nasserala.