Depois de uma despedida emocionante de Maria Eugênia no último episódio do ‘MasterChef Confeitaria‘, a reta final do reality show culinário começa a se desenhar. Enfrentando provas cada vez mais complexas e técnicas, os participantes lidaram com o chocolate no episódio desta terça-feira (03).
Ingrediente que comumente causa problemas no ‘MasterChef Brasil’, o chocolate foi a estrela da primeira prova do dia. Divididos em dois grupos, os confeiteiros precisaram criar uma verdadeira obra de arte e transformar o doce tão popular em uma escultura.
As equipes foram divididas entre Patrick, Juliete, Luísa e César, que ficaram no time azul, e Walkyria, Well, Digo e Matheus, que assumiram o time vermelho. Para complementar as esculturas, que foram avaliadas pelo chocolatier e presidente da Cacau Show, Alê Costa, os chefs tiveram que preparar trufas muito saborosas.
Com um total de 3 horas de prova para apresentar uma escultura de 60 centímetros de altura, as equipes seguiram caminhos diferentes com a execução do chocolate e trabalharam bastante organizadas durante boa parte do tempo.
Longe do tradicional caos de provas de equipe que comumente dão uma adrenalina a mais para a competição, a prova foi finalizada antes do tempo e contou com a avaliação dos jurados longe dos competidores, o que deixou um mistério ainda maior no ar.
A equipe vermelha fez uma escultura de chocolate remetendo a natureza, com um tronco de árvore, flores, pedras, folhas de chocolate e até uma cobra. O resultado final agradou aos jurados tanto em apresentação quanto em sabor, que se garantiu com pouco açúcar, mas ganhou algumas críticas em relação à sua beleza e acabamento pelo chef confeiteiro Diego Lozano.
Já a equipe azul fez uma escultura de chocolate também remetendo a natureza em seus processos. Repleta de joaninhas, cogumelos, frutos e animais, além de borboletas, o trabalho foi mais criticado em relação ao outro, tanto no sabor da trufa [que gerou dúvidas] quanto na apresentação lúdica e até infantil, de acordo com os jurados.
No final, mesmo com elogios pela beleza e componentes de ambos os grupos, a equipe vermelha fez um trabalho mais completo e escapou da eliminação. Capitã da equipe, Walkyria comemorou muito e foi às lágrimas com o resultado.
A prova de eliminação do ‘MasterChef Confeitaria’ foi disputada pelos perdedores dos participantes da equipe azul, Patrick, Juliete, Luísa e César. Na decisão para o top 7 da competição, quem deveria brilhar era um sorvete com condições especiais.
A regra foi adicionar um ingrediente salgado obrigatório, sendo entre eles alho negro, bottarga, pimenta-malagueta e trufa chilena, todos com sabores marcantes e bastante difíceis para a harmonização com uma sobremesa que costuma causar problemas no reality culinário.
César foi o primeiro a apresentar sua sobremesa. O chef confeiteiro apresentou um picolé de baunilha com laranja, recheado de chocolate com pimenta-malagueta, e recebeu boas críticas dos jurados, tanto por seu sabor quanto pela criatividade. Como pontos negativos, Fogaça apontou um broto de beterraba e Diego reclamou da ganache de chocolate.
Luísa veio a seguir com um sorvete de manteiga noisette com ganache de alho negro e semifredo de frutas frescas. Em meio a críticas mistas sobre a não predominância do sorvete e um possível excesso do alho negro, seu componente principal, ela não saiu da avaliação muito confiante.
O terceiro prato foi de Patrick, que esqueceu a goiaba e acabou fazendo um ‘Romeu sem Julieta’: sorvete de requeijão cremoso com sablé e merengue de trufa. Sua sobremesa foi elogiada pela beleza estética e o sabor, mas acabou dividindo as opiniões dos jurados pelo uso da trufa chilena no prato. Segundo Diego, ele poderia ter valorizado maiso ingrediente.
A última a apresentar a sobremesa foi Juliete, que fez um entremet glacé de framboesa com crocante de chocolate branco com amêndoas e bottarga. Nas avaliações, os chefs reclamaram da textura da sobremesa, que segundo as avaliações ficou muito dura. Além disso, a predominância do coco foi apontada e a falta da bottarda, ingrediente principal, deixou a desejar.
O sorvete que conquistou os jurados e campeão da prova foi César, que colecionou seu segundo pin com a conquista. Quem também se salvou foi Luísa, que foi a segunda selecionada para subir ao mezanino, abraçando seus colegas de profissão.
A decisão ficou entre Patrick e Juliete, dois dos competidores mais promissores da edição do reality show. Por fim, quem saiu foi Juliete, justamente pela ausência do componente chave em sua sobremesa, o que foi crucial para sua eliminação.
Emocionada, a confeiteira ainda ganhou um broche de Jacquin e encerrou sua participação dizendo que, apesar da decisão, está feliz com sua trajetória. Na sua saída, a chef recebeu palmas e até assovio de Helena Rizzo .