The Witcher 4 é o próximo RPG single-player de mundo aberto desenvolvido pela CD Projekt. O jogo foi revelado oficialmente durante o The Game Awards 2024 com um trailer cinematográfico de seis minutos, apresentando Ciri, a garota da profecia e filha adotiva de Geralt de Rívia, como protagonista de uma nova trilogia. Diante disso, o TechTudo preparou um guia com tudo o que você precisa saber sobre o título, descrito pelo estúdio como o “mais envolvente e ambicioso” da franquia. Confira, abaixo, a história da saga, detalhes de lançamento, novidades de gameplay e mais.
The Witcher 4: tudo que se sabe até agora sobre Ciri, Geralt e mais do jogo
- The Witcher 4 marca o início de uma nova trilogia
- Qual é a data de lançamento de The Witcher 4?
- Ciri como protagonista de The Witcher 4
- Como Ciri se tornou uma bruxa?
- Geralt estará em The Witcher 4?
- Novidades de gameplay em The Witcher 4
- Terá Gwent em The Witcher 4?
The Witcher 4 marca o início de uma nova trilogia
Anteriormente conhecido sob o codinome Polaris, The Witcher 4 dará início a uma nova trilogia da franquia, com todos os três jogos sendo entregues em um período de seis anos a partir do primeiro lançamento, conforme explicou o CEO da CD Projekt, Adam Kiciński, em outubro de 2022. Além disso, a trilogia está em desenvolvimento junto com o Projeto Sirius e o Canis Majoris, dois spin-offs cujos detalhes ainda não foram revelados.
The Witcher 4: tudo que se sabe até agora sobre Ciri, Geralt e mais do jogo
Qual é a data de lançamento de The Witcher 4?
Ainda não há uma data de lançamento confirmada para The Witcher 4, tampouco informações sobre as plataformas nas quais estará disponível. Pode-se dizer que é improvável que o próximo RPG da saga seja lançado em 2025 ou 2026, considerando que ele só entrou em sua “fase de produção em larga escala” em novembro deste ano.
A título de comparação, o jogo anterior da franquia, The Witcher 3: Wild Hunt, entrou em desenvolvimento no verão de 2011, foi anunciado oficialmente dois anos depois e lançado em maio de 2015. Já Cyberpunk 2077, o título mais recente do estúdio, levou oito anos para ser finalizado. Certamente, a CD Projekt investirá mais tempo polindo e eliminando bugs desta vez.
Ciri como protagonista de The Witcher 4
The Witcher 4 será estrelado por Ciri e, segundo o diretor de narrativa Phillipp Weber, esse é um caminho natural para a franquia: “Ciri já estava sendo configurada como uma segunda protagonista nos romances de Andrzej Sapkowski e como a segunda personagem jogável em The Witcher 3: Wild Hunt”, revelou ao VGC.
Vale lembrar que The Witcher 3 tem três finais possíveis e, em um deles, Ciri é presenteada com uma espada de prata por Geralt e decide se tornar uma bruxa. Parece que essa é a escolha oficial do cânone, e, no primeiro trailer, podemos vê-la derrotando um monstro que exige sacrifícios humanos usando armas como uma corrente e poderes mágicos.
Como Ciri se tornou uma bruxa?
Durante a luta mencionada acima, Ciri utiliza uma espada de prata, sinais de bruxo e outras habilidades mágicas. É provável que ela tenha completado o Teste das Ervas (talvez com a ajuda de Yennefer), dado o aspecto felino de seus olhos após consumir uma poção de bruxo.
Outro detalhe que chamou a atenção dos fãs é um medalhão de lince em seu pescoço, em vez do que costumava usar. Isso indica que poderemos conhecer uma escola de bruxos inédita em The Witcher 4, onde Ciri teria treinado — algo ainda não explorado em jogos, romances ou produções de TV.
Geralt estará em The Witcher 4?
Doug Cockle, ator que interpreta Geralt de Rívia, revelou recentemente que o bruxo estará em The Witcher 4, mas com um papel menor. Isso nunca foi um tabu para a CD Projekt , que já havia esclarecido essa possibilidade desde o lançamento de The Witcher 3.
Com base no trailer de revelação, que apresenta a voz de Geralt no final, resta saber se a história acontecerá enquanto ele ainda está ativo ou se sairá da aposentadoria para ajudar Ciri em sua jornada. Quem sabe ele até volte como personagem jogável?
Novidades de gameplay em The Witcher 4
The Witcher 4 terá um mapa similar ao do antecessor em termos de tamanho, assim como na quantidade de missões. Porém, durante o último briefing de lucros da CD Projekt , o CEO adjunto Michał Nowakowski afirmou que o jogo não será apenas “The Witcher 3 com uma nova roupagem”. Dessa forma, o título incluirá “novos elementos de jogabilidade e novas mecânicas” ainda não vistas.
Todos os jogos da série até agora foram ambientados nos Reinos do Norte, como Teméria, Redânia e Skellige. Já The Witcher 4 se passa no “Extremo Norte”, alguns anos após o final de The Witcher 3. Os jogadores poderão combinar as habilidades de combate de Ciri com sua perícia em manejar magia.
Terá Gwent em The Witcher 4?
Sim! O jogo de cartas Gwent fará parte da experiência em The Witcher 4. Em uma entrevista ao Easy Allies após o TGA 2024, o diretor Sebastian Kalemba e a produtora executiva Gosia Mitręga revelaram a novidade: “Nós realmente amamos [Gwent] e sempre ouvimos com muita atenção a comunidade. Não acho que ninguém ficará desapontado”.
Gwent é uma atividade opcional em The Witcher 3, mas fez tanto sucesso que gerou versões digitais e físicas independentes — como Gwent: The Witcher Card Game. Disponível somente no Steam, o título tem classificação “Muito Positiva”, com base em mais de 26 mil avaliações.
Com informações de CD Projekt, ScreenRant, PC Gamer, Game Rant, GamesRadar+, GameSpot, VGC e Rock Paper Shotgun