Divididos, bolsonaristas marcam atos pró-anistia em locais distintos de Rio Branco neste domingo

Lideranças políticas organizam evento no Afa Jardim, enquanto grupo dissidente convoca protesto na Assembleia Legislativa

Por Redação ContilNet 01/04/2025 às 08:44

No próximo domingo (6), estão marcadas duas manifestações em Rio Branco em defesa da anistia dos presos pela tentativa de golpe de estado do dia 8 de janeiro de 2023. No entanto, o movimento ocorre de maneira fragmentada, com dois grupos distintos organizando eventos em horários diferentes.

De um lado, lideranças políticas ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro estão à frente de um ato no buffet Afa Jardim, marcado para as 9h da manhã. A divulgação do evento traz imagens do ex-presidente e de figuras políticas locais, mobilizando apoiadores para a causa da anistia. O evento contará com a presença do senador Márcio Bittar, do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e do secretário de assistência social de Rio Branco, João Marcos Luz.

Divididos, bolsonaristas marcam atos pró-anistia em locais distintos de Rio Branco neste domingo

O evento contará com a presença do senador Márcio Bittar, do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e do secretário de assistência social de Rio Branco, João Marcos Luz. / Foto: Reprodução

Por outro lado, um grupo de manifestantes que se identifica como “patriotas de verdade” programou um protesto independente em frente à Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), agendado para as 8h da manhã – uma hora antes do ato oficial. Os integrantes desse movimento alegam que as lideranças políticas não os representam e criticam a falta de apoio recebido durante as manifestações pós-eleições de 2022.

A divisão entre os grupos se intensificou após o cancelamento de um evento anterior, em março, devido à cheia do Rio Acre. Na ocasião, o grupo dissidente realizou um protesto na frente da ALEAC para demonstrar insatisfação com as lideranças políticas tradicionais do bolsonarismo local.

Divididos, bolsonaristas marcam atos pró-anistia em locais distintos de Rio Branco neste domingo

Vista do acampamento de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em frente ao Quartel General do Exército em Brasília, nesta quarta-feira, 28 de dezembro – 28/12/2022
WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Com essa fragmentação, o domingo promete ser marcado por dois atos com uma mesma pauta central, mas organizados por grupos que, apesar de alinhados ideologicamente, não compartilham a mesma visão sobre representação e liderança dentro do movimento.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.