A captação de água na Estação de Tratamento ETA I, em Rio Branco, foi temporariamente suspensa nesta sexta-feira (18) devido ao grande volume de balseiros que descem pelo Rio Acre. A situação ainda não tem prazo para ser normalizada.
De acordo com a Prefeitura, a presença excessiva desses materiais compromete o funcionamento das bombas de captação. Além disso, os altos níveis de turbidez da água têm dificultado o tratamento, agravando ainda mais a interrupção do serviço.

Ainda não há previsão de normalização do abastecimento/ Foto: Lucas Oliveira, Seop
O impacto imediato da paralisação recai sobre as regionais Centro, Horto e Sobral. O Centro e o Horto já enfrentavam problemas de abastecimento desde a quinta-feira (17), e agora a Sobral também está com o fornecimento suspenso.
Equipes técnicas foram mobilizadas para realizar a limpeza dos balseiros e restabelecer a operação da ETA I. No entanto, a forte correnteza do rio tem dificultado os trabalhos de remoção do material acumulado.
Em nota, a Prefeitura pediu a compreensão da população e afirmou que está empenhada em resolver a situação o mais rápido possível, embora ainda não tenha divulgado uma previsão para a retomada do abastecimento de água.