Se antigamente os moradores da zona rural de Sena Madureira só conseguiam por cartas ou através do Rádio, hoje essa realidade é bem diferente. Com o avanço da tecnologia, os ribeirinhos falam em tempo real com seus familiares por meio da internet. Isso é o que vem ocorrendo com moradores da reserva Cazumbá, rio Caeté, e rio Macauã.
Através de um projeto criado pelo senhor Nenzinho, o Conselho Nacional das populações tradicionais (CNPT) enviou kits da Starlink para serem instalados no caeté e macauã, tirando as famílias do isolamento digital. A iniciativa também conta com o apoio do ICMbio. “As comunidades recebem uma starlink instalada, preferencialmente nas sedes ou nas escolas e todas as pessoas que passam ou que moram nessas localidades são conectadas. Além da internet, deixamos também um celular. Agradecemos ao Conselho Nacional das populações tradicionais, ao ICMbio e ao vereador Francisco Maia”, destacou Nenzinho, presidente da associação concessionária da reserva Cazumbá, rio Caeté.
Dona Raimundinha, presidente do núcleo de base Riozinho considera fundamental o projeto. “A importância é muito grande. A gente fica até sem palavras para agradecer porque era uma coisa que a gente necessitava muito. Agora a gente vai poder se comunicar com mais facilidade”, considerou.
Nesse primeiro momento, 11 comunidades da zona rural estão recebendo os kits Starlink. Com isso, 400 famílias passam a ter acesso ao mundo digital.