Líder indígena compartilha como é feito o preparo de caiçuma através das redes sociais

Tashka Peshaho Yawanawá é, além de uma liderança do povo Yawanawá, reconhecido por seu trabalho como fotógrafo, filósofo e cineasta

O líder indígena Tashka Peshaho Yawanawá divulgou em seu perfil no Instagram um vídeo que mostra o processo tradicional de fermentação da caiçuma, bebida típica do povo Yawanawá. O registro destaca a participação das mulheres da aldeia na preparação da bebida.

O processo foi compartilhado nas redes sociais/Foto: Reprodução

No vídeo, Tashka acompanha o grupo durante a produção da caiçuma, feita a partir da mandioca cozida e fermentada com o uso da saliva humana, prática comum entre diversos povos indígenas da Amazônia. O processo consiste em mastigar a mandioca para ativar enzimas que auxiliam na fermentação, gerando uma bebida de teor alcoólico leve, utilizada em eventos comunitários e rituais tradicionais.

Uma das participantes é sua afilhada, Maria, que demonstra como ocorre a mastigação do alimento antes da devolução ao recipiente de fermentação.

Tashka Peshaho Yawanawá é, além de uma liderança do povo Yawanawá, reconhecido por seu trabalho como fotógrafo, filósofo e cineasta, Tashka Peshaho atua na valorização e divulgação da cultura Yawanawá por meio de registros audiovisuais publicados em plataformas digitais.

PUBLICIDADE