A produtora acreana Nathalia Santos, de 27 anos, foi destaque nacional ao ficar entre os 100 melhores cafés do Brasil no maior concurso de cafés produzidos por mulheres do mundo. Ela também recebeu a homenagem de melhor café da região do Acre durante a 4ª edição do Canefora – categoria Florada Premiada, iniciativa da marca 3 Corações, cujo resultado foi anunciado nesta sexta-feira (7), durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG).

Produtora de Porto Acre conquista reconhecimento nacional e representa o Acre entre os 100 melhores cafés do Brasil em concurso internacional dedicado a mulheres na cafeicultura/Foto: Giovanni Amaral/ContilNet
Moradora da colônia Patrick, no município de Porto Acre, Nathalia produz café há apenas três anos, mas já colhe resultados expressivos. Com uma área de seis hectares, sua última safra alcançou 50 sacas por hectare, totalizando cerca de 300 sacas produzidas.
Em entrevista exclusiva ao ContilNet, a produtora disse que o reconhecimento é motivo de grande orgulho e reforça a importância da presença feminina no campo.
“É um sentimento de muita felicidade. Nós somos uma equipe de quatro pessoas, e conseguir ficar entre as 100 melhores já é muito gratificante”, contou. “Pretendemos continuar e, se Deus quiser, no ano que vem queremos chegar ainda mais longe”, completou.
Nathalia também destacou a importância do incentivo do governo e de programas que apoiem mulheres na agricultura. “A mulher ainda é vista como um sexo frágil, e o incentivo ajuda a gente a crescer mais no ramo, aprender e adquirir mais conhecimento”, afirmou.
A premiação Florada Premiada, promovida pela 3 Corações, tem como objetivo valorizar e dar visibilidade às mulheres que atuam na cafeicultura em todas as regiões do Brasil, fortalecendo a presença feminina na cadeia produtiva do café.
