O Acre voltou a ser alvo de declarações polêmicas após a circulação de um vídeo publicado nesta quarta-feira (17) por Renan Santos, pré-candidato à Presidência da República e fundador do Movimento Brasil Livre (MBL). No conteúdo, o político atacou o Acre e também o Tocantins, sugerindo que ambos deixem de ser estados e passem a ser territórios federais.

Resposta do cantor foi publicada no sábado (20), após declarações polêmicas de Renan Santos nas redes sociais/Foto: Reprodução
Em tom de deboche, Renan afirmou que, se eleito, pretende colocar a proposta em prática e chegou a dizer que nomearia um interventor de outro estado para governar o Acre. “Vocês vão ver que até os dinossauros que dizem que moram aí e os extraterrestres vão comemorar que a vida vai melhorar. As pessoas vão trabalhar mais”, ironizou no vídeo. O pré-candidato já responde a diversos processos judiciais por declarações consideradas ofensivas.
As falas geraram forte repercussão negativa nas redes sociais e foram classificadas por internautas como preconceituosas e desrespeitosas. Diante disso, o cantor Evoney Fernandes decidiu se manifestar publicamente. Em um vídeo publicado no sábado (20), o artista respondeu diretamente às declarações do pré-candidato e saiu em defesa do Acre e do Tocantins.
Na gravação, Evoney fez um apelo por respeito e valorização da história dos estados, afirmando: “Respeite nossa história”. A resposta do cantor foi amplamente compartilhada e recebeu apoio de seguidores e moradores das regiões citadas, que repudiaram o discurso de desvalorização e preconceito regional.
