A Comissão da Política de Incentivos às Atividades Industriais do Estado do Acre (COPIAI/AC) autorizou a liberação de recursos do Fundo de Desenvolvimento Sustentável (FDS) voltados à manutenção de estruturas industriais e ao fortalecimento da política de incentivo ao setor no estado. As decisões constam em resoluções publicadas em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) da última segunda-feira (22). O documento oficializa a aprovação de uma proposta institucional apresentada pela Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), oriunda do gabinete do secretário e analisada pela Diretoria de Indústria da pasta.
O projeto recebeu parecer favorável durante a 5ª Reunião Ordinária da COPIAI/AC, realizada no dia 19 de dezembro de 2025. Com a aprovação, foi liberado um incentivo financeiro de R$ 6,5 milhões, provenientes do FDS, para a execução do projeto denominado “Captação de Recursos para Manutenção e Recuperação das Estruturas e Infraestruturas dos Espaços Voltados ao Incentivo de Indústrias Locais”.

ERecursos do Fundo de Desenvolvimento Sustentável contemplam manutenção e programas estratégicos/Foto: Reprodução
A iniciativa tem como finalidade melhorar as condições físicas e operacionais dos espaços utilizados para fomentar a indústria local, criando um ambiente mais adequado ao desenvolvimento das atividades produtivas. A expectativa é que os investimentos contribuam para a geração de emprego, aumento da renda e fortalecimento da economia de forma sustentável no Acre.
Além dessa medida, a comissão também publicou a Resolução nº 294, datada de 21 de dezembro de 2025, autorizando a liberação de mais R$ 1,5 milhão do Fundo de Desenvolvimento Sustentável. Os recursos serão direcionados ao desenvolvimento institucional e ao apoio à operacionalização de programas estratégicos, como a COPIAI, o COMPRAC, o Núcleo de Apoio ao Empresário, entre outras ações ligadas à política de desenvolvimento industrial coordenada pela Seict.
Assim como ocorre na Resolução nº 293, a aplicação dos recursos previstos na Resolução nº 294 também será monitorada pela Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, responsável por assegurar a correta execução das ações previstas.
