O interesse do acreano pelo mercado financeiro está em ritmo acelerado. Segundo levantamento da B3 (Bolsa de Valores do Brasil) divulgado originalmente pelo portal Metrópoles, o Acre foi um dos estados que registrou crescimento no número de investidores acima da média nacional durante o ano de 2025.
Enquanto o Brasil viu sua base de investidores em renda variável crescer 4% no último ano, o Acre registrou um avanço de 6,14%. Em números absolutos, o estado saltou de 8.764 investidores em 2024 para 9.302 ao final de 2025.
Os dados reforçam uma tendência de descentralização do mercado de capitais. Embora o Sudeste ainda concentre o maior volume de recursos e CPFs, estados do Norte e Nordeste lideram as taxas de crescimento proporcional.
Em nota enviada ao Metrópoles e ao portal Bora Investir, Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes da B3, destacou que o crescimento “demonstra que o mercado de capitais está se expandindo para além dos grandes centros urbanos, atingindo cada vez mais outras regiões do país e destacando o potencial dessas áreas”.
No Acre, o movimento é impulsionado principalmente pela facilidade do acesso digital. Com corretoras operando via smartphone, a distância geográfica entre Rio Branco e o centro financeiro de São Paulo deixou de ser um obstáculo.
Além disso, o interesse não se restringe apenas aos jovens. Seguindo o padrão nacional, o público com mais de 60 anos tem sido um dos que mais cresce na Bolsa, buscando alternativas para rentabilizar a aposentadoria diante das variações econômicas.

