A indicação de Wagner Moura ao Oscar 2026, na categoria Melhor Ator, por sua atuação em O Agente Secreto, chegou de forma inusitada. O ator soube da novidade enquanto estava dentro de um avião, no momento em que a Academia anunciava oficialmente os indicados, na quinta-feira (22).
A informação foi revelada por Leonardo Lacca, preparador de elenco do longa, que fez uma chamada de vídeo com Wagner assim que as indicações foram divulgadas. O profissional compartilhou registros da conversa em seus stories no Instagram.

Wagner Moura recebeu a notícia da indicação ao Oscar enquanto estava em um avião
Foto: @leonardolacca via Instagram / Estadão
“Waguinho, mais uma vez, ficou sabendo de uma notícia boa por mim”, escreveu Lacca ao publicar os prints da chamada.
Durante a conversa, Wagner Moura comentou, em tom bem-humorado, sobre a impossibilidade de comemorar naquele momento. “Léo, você é sempre o arauto das notícias incríveis quando estou em situação de não poder comemorar e abraçar ninguém”, disse o ator, ainda dentro da aeronave.
Pouco depois, Leonardo Lacca atualizou os seguidores informando que o ator já havia pousado. “Ainda bem que ele já pousou, está indo para casa abraçar os seus e comemorar sua indicação”, completou.
Reações do elenco e do diretor
Além de Wagner Moura, o preparador de elenco também mostrou uma chamada de vídeo com a atriz Tânia Maria, que interpreta Dona Sebastiana no filme, ao receber a notícia das indicações. Outro momento compartilhado foi o do diretor Kleber Mendonça Filho, que acompanhou o anúncio das nomeações em casa, cercado de amigos.
A atriz Alice Carvalho, intérprete de Fátima no longa, celebrou nas redes sociais. “O Brazil nunca veio ao Brasil, mas a gente tá indo lá mostrar!!! Viva nosso cinema! Que orgulho!”, escreveu.
Filme faz história no Oscar 2026
O Agente Secreto conquistou quatro indicações ao Oscar 2026: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Elenco. O feito iguala o recorde de Cidade de Deus, que também recebeu quatro indicações em sua edição.
O reconhecimento reforça o momento histórico do cinema brasileiro no cenário internacional e consolida Wagner Moura como um dos principais nomes da atuação nacional com projeção global.
Fonte: Terra
✍️ Redigido por ContilNet
