Governo Lula anuncia licitação e divulga a situação das principais pontes do Acre; confira

O Governo Federal anunciou a licitação para a construção da Ponte de Rodrigues Alves, município próximo a Cruzeiro do Sul.

O Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), divulgou nesta quarta-feira (7) um balanço sobre as obras das principais pontes do Acre, situadas ao longo da BR-364, que precisam ser revitalizadas ou reconstruídas.

Uma das mais importantes é a ponte de Tarauacá. “A obra está na etapa de execução dos elementos da superestrutura, com ênfase nas vigas e no tabuleiro”, informou o DNIT.

Ponte fica localizada sobre o Rio Tarauacá/Foto: Reprodução

O Governo Federal também anunciou a licitação para a construção da Ponte de Rodrigues Alves, município próximo a Cruzeiro do Sul. Atualmente, para acessar a cidade, é preciso atravessar por meio de balsa, o que dificulta a vida de estudantes e da comunidade em geral.

“Em relação a Rodrigues Alves, a ponte encontra-se na fase de contratação de empresa para elaboração do projeto. A licitação está na etapa de análise de propostas e habilitação, visando à assinatura do contrato até o início de 2026”, afirmou o órgão.

Outra obra considerada de suma importância é a reestruturação da Ponte do Caeté, que foi interditada ainda em janeiro por risco de colapso, causado pelo deslocamento de um dos pilares da estrutura, que já se moveu mais de dois metros.

Governo Lula anuncia licitação e divulga a situação das principais pontes do Acre/Foto: Reprodução

“A ponte sobre o Rio Caeté, por sua vez, está na fase de construção de pilar provisório para reforço da estrutura. A ordem de início dos serviços foi emitida em novembro. O empreendimento consistirá na execução de blocos com estacas profundas, destinados ao reforço estrutural da ponte”, concluiu o DNIT.

O levantamento aponta que, no Acre, os investimentos em infraestrutura já somam mais de R$ 338,1 milhões.

“Estão sendo executados serviços de conservação e manutenção nas BR-364/AC, BR-317/AC e BR-307/AC, contemplando, entre outros, correção de defeitos, reparos e remendos profundos, além da substituição de solos. Em 2025, foram renovados oito contratos de manutenção nas rodovias do estado do Acre, sendo sete na BR-364/AC e um na BR-317/AC, resultando em um investimento total previsto de R$ 1,6 bilhão”, finalizou o órgão.

PUBLICIDADE