Ranking aponta que Rio Branco ocupa a 16ª posição entre as capitais em acesso à educação

Capital acreana aparece na parte inferior do levantamento que avalia oferta de ensino e permanência escolar no país

Rio Branco aparece na 16ª colocação entre as capitais brasileiras no pilar Acesso à Educação do Ranking de Competitividade dos Municípios, levantamento nacional que avalia condições de oferta de ensino básico, infraestrutura educacional e capacidade de permanência dos alunos na escola. O resultado foi divulgado ainda na noite desta quinta-feira (22), nas redes sociais do Centro de Lideranças Públicas (CLP).

educacao-hoje-esta-cada-vez-mais-no-sujeito,-diz-orientadora

O resultado foi divulgado ainda na noite desta quinta-feira (22), nas redes sociais do Centro de Lideranças Públicas (CLP)/Foto: Reprodução

No ranking geral, que inclui municípios de todo o Brasil, Rio Branco figura na posição 254, mas, ao considerar apenas as 26 capitais, permanece entre as que apresentam desempenho mais baixo. O pilar de Acesso à Educação tem peso de 6,4% na composição do estudo e é considerado fundamental para o desenvolvimento social e econômico dos municípios.

Foto: Reprodução/CLP

Entre as capitais mais bem avaliadas estão Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Fortaleza (CE), que lideram o ranking nacional. Na outra ponta, capitais da Região Norte concentram as piores posições, como Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Macapá (AP).

De acordo com o levantamento, garantir vagas, infraestrutura adequada e permanência escolar é decisivo para reduzir desigualdades e ampliar oportunidades. A ausência desses fatores compromete o desenvolvimento de longo prazo e aprofunda disparidades regionais.

O estudo integra a nova plataforma do Ranking de Competitividade dos Municípios e tem pesquisa técnica da Gove Digital.

PUBLICIDADE