Rio Branco aparece entre as últimas capitais em saneamento e infraestrutura, aponta CLP

Capital acreana ocupa a 24ª posição entre as capitais brasileiras e figura apenas na 347ª colocação geral.

Rio Branco figura entre as capitais brasileiras com menor desempenho no pilar de saneamento e infraestrutura, de acordo com dados divulgados pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP), nesta segunda-feira (26). A capital acreana ocupa a 24ª posição entre as 26 capitais analisadas e aparece na 347ª colocação na classificação geral, que reúne cidades de todo o país.

Foto: Clemeson Ribeiro/Depasa

O estudo considera o saneamento em conjunto com a infraestrutura de telecomunicações, avaliando aspectos como acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto e serviços básicos essenciais à qualidade de vida da população. No topo da lista entre as capitais, estão Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Já capitais das regiões Norte e Nordeste aparecem, em sua maioria, nas posições inferiores do ranking.

No contexto regional, o resultado de Rio Branco reflete desafios comuns a municípios da Amazônia Legal, onde fatores como distância entre comunidades, crescimento urbano acelerado e limitações logísticas influenciam a expansão da infraestrutura. O saneamento é considerado um elemento central para a saúde pública e para a preservação de recursos naturais, além de impactar diretamente o desenvolvimento urbano.

Foto: Reprodução/CLP

Os dados também dialogam com o cenário nacional após a promulgação do novo marco legal do saneamento, que busca ampliar investimentos e acelerar a universalização dos serviços no país. O marco regulatório foi criado para enfrentar um histórico de baixos investimentos e desigualdades no acesso ao saneamento básico entre os municípios brasileiros.

PUBLICIDADE