Um morador de Franca, no interior de São Paulo, teve uma surpresa inusitada após o forte temporal que atingiu a cidade na terça-feira (13/1). Uma tilápia com mais de 1,5 kg apareceu no meio da Avenida Ismael Alonso y Alonso, depois que a chuva intensa provocou o transbordamento do Córrego Cubatão.
O peixe foi encontrado por Rafael Ferreira Souza, consultor de vendas que trabalha em uma concessionária localizada na avenida. Segundo ele, alagamentos são comuns na região sempre que chove forte, devido à proximidade de dois córregos, mas o tamanho do peixe chamou atenção.
“Depois de uns 50 minutos de chuva, percebi algo se mexendo na frente da loja, pulando. Quando cheguei mais perto, vi que era uma tilápia”, relatou Rafael. De acordo com ele, o peixe tinha cerca de 40 centímetros. “Até brinquei com meus amigos que, na pesca, às vezes é difícil conseguir um exemplar desse tamanho.”
Apesar da tentativa de devolver o animal à água, a tilápia não resistiu. “Tentamos colocar em um balde para ver se ela ganhava força, mas infelizmente não sobreviveu”, contou.

Arquivo pessoal/ Material cedido ao Metrópoles
Transtornos causados pela chuva
As chuvas da terça-feira provocaram diversos transtornos em Franca. Segundo a Defesa Civil, o temporal começou por volta das 17h e foi marcado por forte intensidade, causando alagamentos, quedas de árvores e danos materiais.
Além da Avenida Ismael Alonso y Alonso, também houve registro de inundação na Avenida Doutor Hélio Palermo. Árvores caíram na Rua Pinto Garcia, no bairro Vicente Leporace. Apesar dos estragos, não houve registro de vítimas, imóveis atingidos ou pessoas desabrigadas.
A Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Franca foi procurada para comentar o caso do peixe encontrado na avenida, mas não respondeu até o fechamento da reportagem.
Fonte: Metrópoles
✍️ Redigido por ContilNet
