Acre 2.0? Conheça povoado no Peru que ameaça pedir anexação ao Brasil após denunciar abandono

O local está situado na região de Loreto, na tríplice fronteira entre Peru, Brasil e Colômbia

A última vez que o território brasileiro teve alteração na extensão territorial foi com a anexação do Acre, que era parte da Bolívia, em 1903, por meio do Tratado de Petrópolis. Agora, outro território pode ser anexado ao país, desta vez, do Peru.

O local está situado na região de Loreto, na tríplice fronteira entre Peru, Brasil e Colômbia. Os moradores da área, pertencente ao povoado de Bellavista Callarú, denunciam a falta de atenção do governo peruano.

Bellavista Callaru, localizado na fronteira com o Brasil/Foto: Google Maps

O caso tem ganhado destaque este ano após lideranças e o prefeito Desiderio Flores Ayambo enviarem um documento ao Estado peruano com prazo de 30 dias para as autoridades responderem à queixa.

Segundo informações do site Seu Dinheiro, os moradores exigem respostas para problemas de segurança, falta de serviços básicos e abandono estatal; caso não as recebam, podem analisar a possibilidade de pedir anexação ao Brasil.

O povo Tikuna, que habita a região, afirma que a população local tem sofrido com o descaso do governo, com o narcotráfico e organizações criminosas avançando sobre o território.

De acordo com o portal Diário de Pernambuco, analistas dizem que pedido de anexação funciona como um alerta extremo e um apelo por políticas efetivas que garantam segurança, direitos básicos e presença governamental nas regiões de fronteira. Além disso, é necessário um processo longo e complexo entre os dois países.

PUBLICIDADE