O esquiador brasileiro Manex Silva concluiu nesta sexta-feira (13) sua participação nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 com um resultado entre os 100 melhores da prova. Na disputa dos 10 km estilo livre do esqui cross-country, o atleta acreano de 23 anos completou o percurso em 26min51s, garantindo a 97ª colocação entre 113 competidores. A prova foi realizada no Centro de Esqui Cross-Country, em Tesero.
O desempenho ficou abaixo do registrado no sprint estilo livre, disputado na última terça-feira, quando Manex terminou na 48ª posição. Ele alcançou o melhor resultado de um brasileiro na história do esqui cross-country em Jogos Olímpicos de Inverno.
Manex é um dos nomes mais promissores do esqui cross-country. Essa já é a segunda olimpíada que o atleta participa. Ele estreou em Pequim-2022.
Em uma entrevista ao UOL, o atleta revelou como seus pais se conheceram e construíram uma história que le levou a um esporte pouco conhecido no Acre e no Brasil.
Manex é um dos nomes mais promissores do esqui cross-country. Essa já é a segunda olimpíada que o atleta participa. Ele estreou em Pequim-2022.
Em uma entrevista ao UOL nesta segunda-feira (9), o atleta revelou como seus pais se conheceram e construíram uma história que le levou a um esporte pouco conhecido no Acre e no Brasil.
Ele representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de Lausanne, em 2020, terminou como o sul-americano mais bem colocado em todas as provas que disputou e ainda superou todas as marcas nacionais de pontuação FIS na história do evento.
Manex o primeiro brasileiro a disputar quatro provas nos mesmos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim-2022. O acreano ainda teve a melhor pontuação FIS da história do Brasil entre os homens: 81.36 na Copa do Mundo de Oberhof, em 2026.
Raio-X: Manex Silva
- Nome completo: Manex Salsamendi Silva
- Data de nascimento: 24 de julho de 2002 (23 anos)
- Local de nascimento: Rio Branco (AC)
- Altura: 1,81 m
- Em atividade desde: 2018
‘Mais preparado para 2026’
Em entrevista no fim de 2025 ao Olympics.com, Manex revelou que iniciou um trabalho psicológico para lidar melhor com as expectativas. “É bem importante. Nesses dois anos que não atingi minhas metas, sofri bastante, pensava em coisas negativas”, comentou.
Em janeiro de 2026, Manex conseguiu sua melhor pontuação FIS da carreira, e mais um recorde masculino brasileiro, com 81.36, na Copa do Mundo de Oberhof, na Alemanha.
O sonho ideal de Manex em Milano Cortina 2026 seria ficar entre os 30 primeiros na classificatória do sprint, que o levaria para as fases finais. Mesmo sabendo que este objetivo ainda é difícil de alcançar, ele quer deixar o Brasil na posição mais alta possível.
“Não importa para mim o top 40, 50 ou 60. Claro, quanto mais perto, melhor, mas quero ficar pouco tempo atrás de quem avança”, ressaltou o esquiador.
Aos 23 anos, Manex conseguiu aliar o melhor do apoio brasileiro com os centros de treinamento da Europa. Mais preparado fisicamente e mentalmente, ele desembarca em Val di Fiemme para Milano Cortina 2026 em sua melhor versão.
“Antes tudo era um mundo novo para mim. Eu treinava sem ter muita certeza do porquê. Agora estou bem mais estruturado. Passei a treinar mais musculação, toda questão de nutrição, a preparação mental… sou um esportista mais completo.”
