O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), divulgou o balanço oficial das ações realizadas durante as cinco noites de Carnaval no Estado, entre 13 e 17 de fevereiro.
De acordo com o balanço, divulgado nesta quarta-feira (18), a Polícia Militar do Acre (PMAC) empregou, ao todo, 1.372 policiais durante o período. Já o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CMBAC) teve um total de 44 militares atuando. O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) contou com 60 servidores no período.
LEIA TAMBÉM: População pode acompanhar Carnaval da Prefeitura por câmeras de segurança instaladas o Centro
Segundo os dados, o resultado foi positivo, com baixo número de ocorrências diante do grande público que participou das festividades. De acordo com a estimativa da Prefeitura de Rio Branco, somente na capital passaram pelo evento 64.035 pessoas ao longo das cinco noites.
Com atuação da Polícia Militar, foram registradas 18 conduções de adultos, quatro de adolescentes, além de ocorrências pontuais como cumprimento de mandado de prisão, casos de desacato e ameaça, registros de furto e roubo, porte de arma branca e tráfico de drogas.
O Corpo de Bombeiros Militar realizou 28 atendimentos ao longo das cinco noites, garantindo suporte pré-hospitalar e ações preventivas. Já o Iapen atuou identificando 20 monitorados que não estavam trabalhando e 3 que exerciam atividade laboral.
As ações integradas de trânsito, com participação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Superintendência de Trânsito de Rio Branco (RBTrans), resultaram em 1.363 abordagens a condutores de motocicletas e automóveis.
Nas ações, foram realizados 1.226 testes de bafômetro, com 91 autuações por embriaguez e 42 por condução sem habilitação. Foram contabilizados oito acidentes com vítimas de lesão corporal, totalizando 16 pessoas feridas, além de seis ocorrências sem vítimas. No período, 42 veículos foram removidos.
