Vinte e dois monitorados por tornozeleira eletrônica foram flagrados durante as cinco noites de Carnaval no Acre e precisaram deixar a festa após abordagem das equipes de segurança. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (18) pelo governo do Estado.
Segundo o relatório da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) atuou com 60 servidores durante o evento. As equipes identificaram 20 monitorados que não estavam exercendo atividade laboral – condição exigida judicialmente – e três que estavam trabalhando. Ao todo, 22 foram abordados e orientados a deixar o circuito carnavalesco por descumprirem as regras impostas pela Justiça.
Além das abordagens, nove monitorados em situação de vulnerabilidade social foram identificados pelas equipes durante a operação.
LEIA TAMBÉM: Polícia Militar avalia atuação tranquila nas quatro noites do Carnaval Cultural
Público elevado e poucas ocorrências
Mesmo com a fiscalização intensificada, o Carnaval registrou grande participação popular. De acordo com estimativa da prefeitura de Rio Branco, 64.035 pessoas passaram pelo evento na capital ao longo das cinco noites, sendo 18.230 somente na última noite.
A Polícia Militar do Acre empregou 1.372 policiais no período. Foram registradas 18 conduções de adultos e quatro de adolescentes, além de ocorrências pontuais como cumprimento de mandado de prisão, casos de desacato e ameaça, furtos, roubos, porte de arma branca e tráfico de drogas.
O Corpo de Bombeiros Militar do Acre realizou 28 atendimentos com 44 militares mobilizados.
Fiscalização no trânsito
As ações integradas do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran), BPTran e RBTrans resultaram em 1.363 abordagens e 1.226 testes de bafômetro. Foram 91 autuações por embriaguez e 42 por condução sem habilitação. Não houve registro de mortes no trânsito durante o Carnaval. Foram contabilizados oito sinistros com vítimas de lesão corporal, totalizando 16 feridos, além de seis ocorrências sem vítimas. Ao todo, 42 veículos foram removidos.
