PM tem novo comandante no 2º Batalhão; saiba quem é o oficial

Tenente-coronel Igor Bandeira substitui Felipe Russo no comando do 2º BPM, responsável pelo policiamento de 33 bairros do Segundo Distrito de Rio Branco

O 2º Batalhão da Polícia Militar do Acre (PMAC), responsável pelo policiamento de 33 bairros do Segundo Distrito da capital, tem um novo comandante: trata-se do tenente-coronel Igor Bandeira assumiu oficialmente o comando do batalhão, sucedendo o tenente-coronel Felipe Russo, que esteve à frente da unidade desde dezembro de 2022 e agora passa a comandar o Batalhão de Operações Especiais (Bope). A solenidade foi promovida nesta terça-feira (3).

SAIBA MAIS: PM do Acre emite nota de pesar pela morte do 3º Sargento Anderson Costa de Jesus

O 2º Batalhão da Polícia Militar do Acre (PMAC), responsável pelo policiamento de 33 bairros do Segundo Distrito da capital, tem um novo comandante.

Tenente-coronel Igor Bandeira assume o comando do 2º BPM. Foto: Joabes Guedes/PMAC

A cerimônia aconteceu no quartel do 2º BPM e contou com a presença de oficiais, praças e autoridades civis. O ato marcou a continuidade administrativa da corporação, além de reforçar o fortalecimento das ações operacionais desenvolvidas na região. Durante o evento, também foram entregues novos fardamentos ao efetivo da unidade.

Com experiência em unidades estratégicas da Polícia Militar, incluindo o comando mais recente do Bope, o tenente-coronel Igor Bandeira destacou a responsabilidade de liderar uma das maiores unidades da capital e reafirmou o compromisso com o policiamento de proximidade.

“Assumir o comando do 2º Batalhão é uma grande responsabilidade. É uma unidade que atua em áreas de realidades complexas e com alta demanda da população. Nosso foco será manter a disciplina, valorizar o efetivo e fortalecer a presença da Polícia Militar nos bairros, com ênfase na prevenção, na pronta resposta e na aproximação com a comunidade”, afirmou.

O tenente-coronel Felipe Russo deixa o comando do 2º BPM após mais de dois anos, período marcado pela reorganização operacional e pelo fortalecimento do policiamento no Segundo Distrito da capital.

O 2º Batalhão da Polícia Militar do Acre (PMAC), responsável pelo policiamento de 33 bairros do Segundo Distrito da capital, tem um novo comandante

Com experiência em unidades estratégicas da Polícia Militar, incluindo o comando mais recente do Bope, o tenente-coronel Igor Bandeira destacou a responsabilidade de liderar uma das maiores unidades da capital | Foto: Davi Barbosa/PMAC

Entrega de novos fardamentos

Durante a solenidade, a PMAC realizou a entrega de novos fardamentos operacionais ao efetivo, resultado de um investimento de quase R$ 3 milhões. Do total, mais de R$ 2,3 milhões foram viabilizados por meio de convênio com o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC).

Os novos uniformes oferecem mais conforto, segurança e funcionalidade, além de atenderem às exigências da atividade policial e às condições climáticas da região. A iniciativa também contribui para a padronização visual da corporação, reforçando valores como disciplina, profissionalismo e credibilidade.

A presidente do Detran-AC, Tayanara Martins, destacou que a entrega reflete o compromisso do governo do Estado com a valorização dos profissionais da segurança pública. “Essa entrega representa a valorização do servidor que está na linha de frente, servindo e protegendo a população. Desde o início da nossa gestão, mais que triplicamos os repasses, por entender que esses investimentos são essenciais para melhorar o atendimento à sociedade”, afirmou.

VEJA TAMBÉM: PM afirma que fechamento de casa noturna ocorreu durante fiscalização e após resistência

Já a comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata, ressaltou que os investimentos impactam diretamente na qualidade do serviço prestado à população. Segundo ela, a valorização do policial militar é um dos pilares da gestão e só é possível graças ao apoio do governo do Estado e a parcerias estratégicas, como a mantida com o Detran-AC.

PUBLICIDADE