A Prefeitura de Rio Branco divulgou regras para convivência segura para animais domésticos no Horto Florestal. De acordo com a publicação, a presença de animais é permitida somente na área de convivência, respeitando as regras da portaria número 34/2023.
Não é permitida a circulação de animais, como forma de proteger a fauna silvestre e manter o equilíbrio nas trilhas de mata.
Para garantir a convivência segura, é obrigatório o uso de coleira com guia, animal identificado e vacinado, recolhimento das fezes e responsabilidade integral do tutor. O descumprimento das normas pode resultar em advertência, notificação ou até mesmo a retirada do animal do local.
VEJA TAMBÉM: Ave migratória rara, do Hemisfério Norte, é registrada no Horto Florestal de Rio Branco
É permitido a presença de animais domésticos somente nas áreas de convivências, como pistas de caminhada, galpões, academia e parquinho.
O animal deve estar acompanhado do tutor, com força suficiente para contê-lo, estar identificado com nome e telefone do tutor, ser conduzido com responsabilidade, estar vacinado e vermifugado. Os cães de médio e grande porte devem utilizar focinheira.
O tutor deve apresentar carteira de vacinação e vermifugação atualizada, além de portar saquinhos higiênicos para recolher as fezes do animal.
